Prefeitura de Cabo Frio firma pareceria com a Firjan para implantação do “Programa Calçada Acessível”

O prefeito, Dr. Adriano Moreno, assinou nesta quarta-feira, dia 18, a carta de intenção com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan – para implantação do “Programa Calçada Acessível”. A medida tem como objetivo orientar sobre a elaboração de projetos e obras do município com padronização e acessibilidade, principalmente para idosos e pessoas com deficiência, visando a inclusão e a melhor qualidade de vida.

No encontro, o prefeito se reuniu ainda com o especialista em Desenvolvimento Setorial da Firjan, Luiz Gustavo Tavares, para debater as soluções integradas para acessibilidade no município, estabelecendo ainda as diretrizes e as propostas do Plano de Mobilidade de Cabo Frio.

O próximo passo será a realização de um workshop participativo para vivenciar as dificuldades que o cadeirante e o deficiente visual possuem no espaço público. Após essa ação, a Prefeitura de Cabo Frio irá elaborar um Manual Técnico de Calçadas Acessíveis para orientar a construção de novas calçadas e a readequação das antigas.

“A parceira institucional entre a Firjan e a Prefeitura é de extrema importância para proporcionar um modelo mais democrático no município, gerando mais oportunidade para todos. Cabo Frio está se tornando uma cidade acessível de uma forma mais efetiva, e em um futuro próximo teremos outra realidade do espaço público, mais adequado para proporcionar uma mobilidade ativa a população”, explicou Luiz Gustavo Tavares, especialista em Desenvolvimento Setorial da Firjan.

Além da equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana que está coordenando o projeto, estiveram presentes representantes das Secretarias de Desenvolvimento da Cidade e de Turismo, e a Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com deficiência.

Para o prefeito, através do “Programa Calçada Acessível” serão implementadas ações para transformar Cabo Frio em uma cidade com acessibilidade para a população.

“O programa é de extrema importância para que possamos construir um futuro melhor para Cabo Frio. O nosso foco é garantir o direto de ir e vir do cidadão cabo-friense com segurança”, diz Dr.º Adriano Moreno.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here