Prefeitura de Cabo Frio lança projeto “Turismo nos Bairros”

0
63

A Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Turismo, está lançando, esta semana, o projeto “Turismo nos bairros”. Sob coordenação da Superintendência de Turismo Histórico e Social, a ideia é fazer um levantamento dos principais atrativos de cada ponto da cidade, promovendo a valorização como produto turístico, tanto para moradores, quanto para os visitantes. A primeira ação acontece nesta sexta-feira, na Praia do Siqueira, e conta com apoio da Associação de Moradores das Palmeiras e Siqueira.

De acordo com o superintendente Paulo Cotias, o turismo de experiência é uma modalidade em ascensão em todo o mundo, e pode ser um grande instrumento de desenvolvimento econômico dos bairros. “Escolhemos começar esta ação com o Pôr do Sol Histórico na Praia do Siqueira, mas outros locais também serão contemplados com outras ações, como o Peró, Passagem e Jardim Esperança entre outros”, explicou.

O Pôr do Sol Histórico, que inicialmente começou no Morro da Guia, em outubro do ano passado, terá, nesta sexta-feira (15), a primeira edição na Praia do Siqueira, com concentração às 17h, em frente à Igreja de São Pedro, na beira da Lagoa de Araruama. Será uma atividade gratuita, aberta ao público de todas as idades, com uma abordagem histórica sobre a atividade pesqueira e as salinas de Cabo Frio, com tributo a Raul Seixas e poesias de Paulo Coelho.

“Nossa ideia é também levar para lá edições especiais do projeto ‘Caminhos da História’, e auxiliar os moradores na organização de eventos temáticos como o Festival do Camarão, ou outros ligados à gastronomia, integrando os donos de quiosques e comerciantes locais. Estamos, ainda, estudando a construção de um roteiro de visitação ao bairro que possa ser utilizado por guias e operadoras de turismo”, explicou Paulo Cotias, lembrando que a produção dessas ações ficará a cargo de dois profissionais da Superintendência de Turismo Histórico e Social: Pablo Magaton e Ádila Carvalho, que se reuniram nesta quarta-feira (13) com o presidente da Associação de Moradores das Palmeiras e Siqueira, João Elias Chaves de Brito, para definir os últimos detalhes do primeiro Pôr do Sol Histórico no local.

“A inclusão da Praia do Siqueira nos projetos da Secretaria de Turismo é fundamental para valorizar o bairro, que é um lugar lindo. O Festival do Camarão foi só o pontapé inicial para que as pessoas pudessem conhecer um pouco mais sobre o local. Mas ele não tem só um pôr do sol lindo, ele tem pessoas maravilhosas, pescadores fantásticos que fazem parte da tradição histórica de Cabo Frio e que promovem um dos cenários mais incríveis da cidade, que é a saída dos barcos à noite, uma visão linda para quem ama a natureza”, contou Brito, lembrando que a Associação dará apoio logístico ao Pôr do Sol Histórico desta sexta-feira, além de convidar os moradores a participarem e conhecerem a história da cidade e do bairro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here