Prefeitura de São Pedro da Aldeia apresenta ‘Manual de Calçada Ideal’

0
102

Foi realizada na quarta-feira, dia 02, no plenário da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, uma apresentação do “Manual da Calçada Ideal”, um projeto desenvolvido pelas Secretarias de Urbanismo e Habitação e de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, com o apoio da Firjan, que visa padronizar as calçadas do município. Toda a sociedade civil organizada foi convidada a participar do evento para conhecer o documento, que apresenta um novo padrão de calçadas, e entender as melhorias. O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, também participou da iniciativa.

A secretária de Urbanismo e Habitação, Liane Martins, abriu o encontro agradecendo a todos que participaram da apresentação. “O manual tem a proposta de orientar; é um trabalho de implantação que ainda vai ser desenvolvido. A responsabilidade de execução da calçada é do proprietário do imóvel, então, quando forem construir suas calçadas, eles terão toda a orientação que estará dentro desse manual. Depois de aprovado, o documento estará disponível no site da Prefeitura e fará parte do Plano de Mobilidade Urbana”, destacou.

Na oportunidade, os participantes esclareceram dúvidas diretamente com a secretária Liane Martins. Um breve resumo do Manual foi apresentado, abordando os tipos de calçadas, divididas em residenciais, comerciais, de orla e em áreas tombadas; o conceito de divisão de calçada em três faixas, de serviço, livre e de acesso; além de destacar a facilidade de manuseio do documento, com um índice interativo.

Com o objetivo de padronizar as calçadas do município, o Manual segue princípios de acessibilidade, segurança, desenho, utilidade e conforto, indicando medidas mínimas e ideais para a construção. O documento aborda, ainda, questões relativas à vegetação urbana, que trata dos tipos de plantas recomendadas para plantio em calçadas, levando em consideração aspectos como copa, porte, raízes e caules. A última parte é dedicada à recomendação de tecnologias, com explicações e passo a passo para construção de calçada.

O “Manual da Calçada Ideal” foi apresentado pelo técnico cadista Raphael Moreira. Estiveram presentes, ainda, Tânia Vasconcellos e Diana Diogenes, profissionais das Secretarias de Urbanismo e de Meio Ambiente, respectivamente, e também responsáveis pela elaboração do material.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here