Prefeitura de São Pedro da Aldeia divulga esquema de trânsito e segurança para o Carnaval 2019

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, divulgou o esquema operacional de trânsito e mobilidade urbana para as festividades do CarnAldeia 2019. Visando garantir a segurança dos foliões e promover o ordenamento na cidade, as principais vias do Centro serão isoladas de sexta (01/03) a terça-feira (05/03) de Carnaval. No bairro Porto da Aldeia, um dos mais movimentados, também haverá fechamento de ruas. Durante os cinco dias de folia, as guardas Municipal e Ambiental terão reforço nos efetivos. As operações contarão com o apoio da Polícia Militar e baseamentos estratégicos nas praças do Centro.

De acordo com a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, todo o esquema operacional é baseado em ações integradas. “A atuação conjunta é fundamental para a segurança pública, principalmente em eventos de grande porte como o Carnaval. A nossa ideia é trabalharmos de forma totalmente integrada para que todas as ações estejam alinhadas, proporcionando mais segurança à nossa população e aos visitantes. Essa é a nossa grande prioridade e uma determinação expressa do prefeito Cláudio Chumbinho”, destacou.

No Centro da cidade, que anualmente abriga a maior concentração de foliões, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública preparou um esquema especial de baseamento e vigilância, com reforço de todo o efetivo das guardas Municipal e Ambiental, incluindo os grupamentos especiais, em regime de plantão durante toda a festa. Em parceria com a Polícia Militar, as guardas também darão suporte às ações de policiamento preventivo e ostensivo. Também estarão presentes equipes da Fiscalização de Posturas e Defesa Civil.

Na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, conhecida como Praça do Canhão, será montada uma tenda, que vai funcionar como um centro de referência e comunicação, agregando todas as forças de segurança envolvidas. A estrutura contará também com uma torre de observação. Já na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, haverá uma área de segurança delimitada próxima ao palco principal, onde parte das corporações será alocada.

Visando oferecer maior segurança para a passagem dos blocos de rua e o ordenamento do fluxo de pedestres, foliões e comerciantes ambulantes licenciados, 10 vias no Centro da cidade estarão fechadas no período de festividades carnavalescas. A partir das 18h até o término da folia, serão isoladas a Avenida São Pedro (entrada da cidade), Rua Adolfo Silveira, Rua Rosalina Sampaio Guimarães, Rua Duque de Caxias, Avenida Francisco Coelho Pereira, Rua José Francisco Zeca, Rua João Martins (até a esquina com a Rua Antônio Silva Lobo) e Rua Professor Cordelino Teixeira Paulo (Rua da Parra).

Na Rua Feliciano Sodré, a via funcionará normalmente até as 14h e, após este horário, ela será fechada para estacionamento exclusivo de viaturas e veículos credenciados. A Avenida Francisco Coelho Pereira será fechada durante todo o período de festas, no trecho da altura do Cartório até o palco principal, sendo liberado estacionamento público até as 14h. Depois deste horário, será permitido o estacionamento apenas de viaturas e veículos credenciados.

No bairro Porto da Aldeia, a Prefeitura também preparou um esquema especial de trânsito para a folia de rua, de sábado (02/03) a terça-feira (05/03). Além da Avenida Pitória, na orla da praia, estarão fechadas, das 8h às 20h, as ruas Hermenegildo Estelita da Costa, Capitão Apolinário, Júlia Santos e Manoel Ribeiro. Na Praia da Pitória, o desfile de blocos terá início no sábado, a partir das 13h.

O comandante da Guarda Municipal, Maurício Lopes, destacou algumas recomendações de prevenção e segurança aos foliões. “É importante que todos estejam cientes sobre os fechamentos de rua para evitar transtornos durante o período de Carnaval. A nossa recomendação é que as pessoas evitem vir de veículo e deem preferência ao transporte público, já que as áreas de estacionamento estarão reduzidas em função do esquema de trânsito. A principal orientação é, especialmente, quanto à segurança das crianças. É muito importante que os pais e responsáveis levem suas crianças à tenda da Secretaria de Assistência Social para a colocação das pulseiras de identificação. Caso uma criança se perca, a pulseira será um instrumento essencial que vai nos ajudar na busca e anúncio no palco”, salientou. O serviço de identificação de crianças será prestado em uma tenda atrás do palco principal, na Praça Agenor Santos, de sexta (01/03) a terça-feira (05/03), das 19h às 22h.

Vale lembrar que, ao longo das festividades, haverá fiscalização de atividades sonoras irregulares, incluindo sons em automóveis e aparelhos sem prévia licença do Poder Público, conforme previsto no Decreto Municipal n° 106, de 16 de agosto de 2003. “As caixas de som são expressamente proibidas. É importante que as pessoas estejam atentas para evitar as sanções previstas na legislação, que podem incluir advertência, multa e até apreensão do equipamento. O uso de objetos cortantes e perfurantes, como garrafas de vidro, também é vedado”, esclareceu o subcomandante da Guarda Municipal, Marcelo Jandre.

Confira a programação de blocos de rua e atrações musicais do “CarnAldeia” 2019:

· DOMINGO 24/02

13h – Genérico Esporte e Lazer (São José)

· SEXTA-FEIRA 01/03

20h – Deixa Amor (Boqueirão)

23h – Sou Tainha, Já Fui Piranha (Centro)

Atração no palco: Thiago Castelen

· SÁBADO 02/03

13h – Unidos da Pitória (Praia da Pitória)

15h – Esquenta na Folia (Praia da Pitória)

17h – Aperta que Dá (Praia do Sudoeste)

19h – Vai Kem Ker (Praia do Sudoeste)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

21h – Pilantras (Poço Fundo)

21h – Vai Quem Quer (Ponta do Ambrósio)

22h – Camisolas (Centro)

23h – Azul e Branco (Baixo Grande)

Atração no palco: Grupo Me Leva Aí

· DOMINGO 03/03

11h – Carrapeta (Baixo Grande)

12h30 – Piranhas (Praia da Pitória)

15h30 – Ipê (Praia da Pitória)

15h – Samba Solto (Porto da Aldeia, concentração sem desfile)

18h – Pesquei na Proa e Virei Piranha (Praia do Sudoeste)

19h – Poeira (Baixo Grande)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

21h – Boi Bandido (Poço Fundo)

00h – CarnaGay (Centro)

Atração no palco: Banda Aquarela

· SEGUNDA-FEIRA 04/03

13h – Unidos da Pitória (Praia da Pitória)

15h – Do Sol (Poço Fundo)

17h – Aperta que Dá (Praia do Sudoeste)

19h – Vai Kem Ker (Praia do Sudoeste)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

22h – Poeira (Baixo Grande)

00h – Azul e Branco (Baixo Grande)

00h – Gago Folia (Centro)

Atração no palco: Grupo Paixão Nacional

· TERÇA-FEIRA 05/03

12h30 – Piranhas (Praia da Pitória)

15h30 – Ipê (Praia da Pitória)

18h – Império (Praia do Sudoeste)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

21h – Poeira na Pomba (Baixo Grande)

Atração no palco: Tambores Urbanos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here