Príncipe norueguês é presença confirmada no Búzios Sailing Week 2019

Haakon Lorentzen

Nascido na Noruega e radicado no Rio de Janeiro desde os três meses de idade, Haakon Lorentzen seguiu a tradição da família Real da Noruega que é multicampeã da vela. Ele será mais uma atração do Campeonato Brasileiro de Veleiros de Oceano, a Búzios Sailing Week que acontece de 18 a 21 de abril, na Semana Santa, em Búzios. A competição, organizada pela ABVO, tem o patrocínio master do Empreendimento Aretê, contando com a estrutura da BR Marinas e do Hotel Aretê – Búzios, e o apoio do ICAB, da Ipanema Ventures, CBVela e Prefeitura de Búzios.

Haakon é neto do Rei Olav V da Noruega que ocupou o trono norueguês entre a década de 50 até 1991. Olav V foi um dos mais populares reis daquele país e fez sucesso no esporte ao conquistar em 1928 a medalha de Ouro em barco de seis metros nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, na Holanda. Tio de Haakon, Harald V é o atual Rei da Noruega e participou de várias Olimpíadas com títulos na Kiel Week e One Ton Cup.

Filho da princesa Ragnhild, Haakon se apaixonou pela vela aos sete anos de idade quando começou a competir de Optmist e se inspirou na família para seguir caminho no esporte como hobbie e vai comandar o barco DUMA na disputa do título na categoria ORC no Brasileiro ABVO em Búzios.

“Meu av foi Rei Olav V, meu tio é o atual Rei Harald V. Do lado paterno meu avô tinha um veleiro 12 metros clássico e meu pai (Erling) é dono do Saga (vencedor da Fastnet 1973 entre outros). Todos estes me incentivaram e inspiraram a velejar desde os meus sete anos de Optimist. Hoje em dia mantenho sim algum contato com a Noruega. A compra do Duma Farr 11s Canting Keel (36 pés) foi principalmente para nos divertir com um barco moderno planador, e por ser Canting Keel e sem Backstay bom é fácil de velejar sozinho.

No início tínhamos um rating um pouco desajustado e agora após pequeno ajuste recente, melhora das velas e do entrosamento da tripulação nas manobras, ficamos mais competitivos, especialmente em ventos fortes”, aponta Haakon que se diz animado para a Búzios Sailing Week: “Nossa expectativa é nos divertir na melhor raia do Brasil, e se tiver ventos fortes melhor ainda. Nunca deixamos de participar da Búzios Sailing Week”.

PRESENÇA DE MEDALHISTAS OLÍMPICOS

Além da presença de membro da famíliaReal Norueguesa, o Brasileiro ABVO – Búzios Sailing Week, terá os medalhistas Olímpicos, Lars Grael e Clínio de Freitas. Lars, Bronze em Atlanta 1996 com Kiko Pelicano e Bronze com Clínio em Seul 1988, vai reeditar a parceria medalhista na Coreia do Sul no barco de Niterói (RJ), o Mahalo, comandado por Ricardo Silveira e Colin Gomm.

O evento vem forte com pelo menos três barcos paulistas, o pentacampeão Rudá, de Santos (SP), Zorro e o Boto V, além de barcos do Espírito Santo, com o +Bravíssimo, do comandando Luciano Secchin e Phanton of the Opera com Renato Avelar. O Rio Grande do Sul virá com pelo menos dois barcos, o Crioula 29 e Loyality 06 de Alexandre Leal.

“Presença de medalhistas Olímpicos, membro da família Real Norueguesa, o Brasileiro ABVO – Búzios Sailing Week está se aproximando e mantendo a tradição como grande palco do evento da vela brasileira. Estamos empolgados para o evento”, destacou o comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, Adalberto Casaes, comandante do barco Maestrale que recentemente venceu a regata de Aniversário de 99 anos do Iate Clube do Rio de Janeiro.

“A comunidade da Vela Brasileira e até mundial reconhece que Búzios é um local muito especial para a prática do esporte, pois sempre traz bons ventos e mar azul. E por isso realizar o Campeonato Brasileiro onde estarão presentes os principais barcos e tripulações brasileiras é sinônimo que teremos um campeonato de altíssimo nível. Esperamos em torno dos 30 barcos representando os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul e talvez Santa Catarina”, destacou Ricardo Baggio, o Kadu, Membro do Comitê Organizador.

O Campeonato Brasileiro de Veleiros do Oceano na Búzios Sailing Week tem o patrocínio master do Hotel Aretê – Búzios e conta com o apoio da BR Marinas, Ipanema Ventures, do Iate Clube Armação de Búzios, Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios e Cervejaria Búzios. A realização é da Associação Brasileira de Veleiros do Oceano e tem a chancela da Confederação Brasileira de Vela, a CBVela.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here