Profissionais da Educação de São Pedro da Aldeia vão à prefeitura em buscas de respostas das suas demandas

Os Profissionais da Educação de São Pedro da Aldeia, nesta quinta-feira, dia 11, dirigiram-se à Prefeitura do Município para cobrarem respostas com relação as demandas que fomentaram a paralisação de advertência da Rede.


O Secretário de Administração Antônio Carlos Teixeira autorizou a entrada de seis representantes da classe.


Na reunião, o Sindicato ao apresentar as pautas e em posse dos pareceres negativos do referido Secretário aos processos de mudança de nomenclatura dos recreadores e redução de carga horária para o pessoal de apoio das unidades escolares, assim como o arquivamento do Processo de Enquadramento dos Não Docentes, questionou o posicionamento do mesmo, que por sua vez alegou diversos fatores legais e orçamentários para justificar seus pareceres.


Não contemplados com as justificativas, os profissionais evidenciaram suas indignações e o mesmo, então, solicita que o sindicato suscite o processo de redução de carga horária para que novamente aprecie e o parecer seja revisto.


Em meio a reunião, o Secretário de Educação Alessandro Teixeira apresenta-se para participar do diálogo e esclarece que não houve de sua parte nenhuma obrigatoriedade quanto à regras para a formulação da escala para o trabalho dos não docentes no recesso, estando esta formulação a critério das direções escolares, assim como, também fora facultado aos diretores a inclusão ou não dos auxiliares de classe/creche na escala.


Sob este aspecto, o sindicato compreende e acha oportuno solicitar que as gestoras tenham a compreensão de que, como não fora efetuado o valor do transporte destes dias anteriormente, formulem esta escala de maneira a atenuarem ao máximo, frente a fragilidade dos trabalhadores neste contexto.


Sobre o enquadramento dos não docentes, o secretário de Administração menciona que, segundo o seu ponto de vista, não é aplicável pelo fato de ferir a isonomia, desta maneira, irá instruir um Processo Administrativo e submeter à controladoria, à Procuradoria e ao Tribunal de Contas para confirmar a possibilidade de aplicação da lei, e encaminhará o número do Processo ao Sindicato.


Sobre a adequação do Piso Nacional do Magistério, o Secretário de Governo Eronildes Bezerra comparece para informar que acabara de ser votado na Câmara, em caráter de urgência.

“O que para nós evidencia a importância da movimentação dos trabalhadores no dia de hoje. Contudo, quanto ao acerto do retroativo, ainda há incertezas sobre como se dará, por outro lado, diferentemente de como ocorreu com o acerto dos Doc 1, houve o comprometimento de que a categoria será consultada para negociações sobre possíveis propostas.
Sobre os auxiliares de gestão escolar, fora pontuado pelo secretário de educação que não fará objeção à sua manutenção na tabela dos Docentes no PCCR, após a revisão do Plano que ocorrerá posteriormente. Diante das tratativas abordadas no dia na quinta e ainda sob a necessidade de exposição de alguns pontos que devem ser explicitados em reunião interna da Categoria. Convocamos a toda a Rede De SPA a comparecerem à sede do Sindicato amanhã, as 17h30, para definirmos os rumos do nosso movimento”, afirmam representantes do SEPE Costa do Sol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here