Programa Saúde na Escola mobiliza mais de 6 mil alunos em São Pedro da Aldeia

0
176

O Programa Saúde na Escola (PSE) encerrou o ano letivo de 2018 mobilizando, ao todo, 6.680 alunos de 30 unidades escolares da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia. Promovida pela Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Educação, a iniciativa desenvolveu atividades voltadas a ações de combate ao mosquito aedes aegypti, saúde bucal, alimentação saudável, doenças sexualmente transmissíveis e violência nas escolas.

A coordenadora do PSE, Luciana Bueno, fez um balanço das ações. “O Programa Saúde na Escola é um trabalho de saúde preventiva e nós tivemos um retorno maravilhoso, os alunos participaram bastante. Nosso objetivo foi conscientizar e educar a criança, fazendo com que ela leve esse conhecimento aos pais. Já vamos dar início ao planejamento de ações para 2019 e a ampliação do trabalho”, disse.

As ações de promoção, prevenção e atenção à saúde passaram pelos bairros Alecrim, Baleia, Baixo Grande, Botafogo, Colina, Cruz, Fluminense, Jardim Primavera, Morro do Milagre, Parque Arruda, Poço Fundo, Ponta do Ambrósio, Porto da Aldeia, São João, São Mateus, Sapiatiba e Vinhateiro.

Durante a programação do “Saúde na Escola”, os estudantes participaram de palestras sobre o aedes aegypti, com a entrega de cartilhas e checklist acerca do tema; receberam orientações de higiene e saúde bucal com foco no cuidado com os dentes e escovação correta, ganhando kits de fio dental, pasta e escova de dentes, e também discutiram a importância do respeito ao próximo, o combate ao preconceito e manifestações de violência no ambiente escolar, dentre outros.

Coordenadora de Saúde Preventiva da Secretaria de Educação, Maria Regina Silveira destacou a importância do programa. “O ‘Saúde na Escola’ é uma iniciativa muito importante para todos nós da Educação, porque vemos que a abordagem promove uma conscientização para os nossos alunos, trazendo informações que muitos deles desconhecem. Isso faz com que cada estudante seja multiplicador desse conhecimento na sua casa e no bairro”, afirmou.

As atividades do PSE tiveram início em setembro e envolveram diversos profissionais das Unidades de Saúde da cidade e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Primeira temática a ser trabalhada nas escolas, as palestras sobre o aedes aegypti foram ministradas pelo guarda de endemias Alexandre Petra.

A primeira unidade a receber as ações do “Saúde na Escola” foi a E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira. “Acredito que, começando de baixo, nós conseguimos resolver muita coisa. As crianças são multiplicadoras que transmitem tudo o que eles ouvem, nós sempre falamos que o que eles aprendem na escola têm que ensinar em casa também”, salientou a diretora da unidade escolar, Ana Rogéria Arruda.

O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 como uma política intersetorial da Saúde e Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos, tem como base a integração e articulação entre a rede básica de Saúde e unidades escolares.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here