Programa Vigiágua monitora qualidade da água consumida em São Pedro da Aldeia

0
406

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza mensalmente o trabalho de controle e monitoramento em relação a água que chega para a população aldeense. Com o objetivo de avaliar o material oferecido pela concessionária de água e esgoto que atende a cidade, o município implantou o Programa Vigiágua, responsável pela vigilância da qualidade da água destinada ao consumo humano. O Vigiágua é um programa federal que se estende às esferas estadual e municipal.

Regulamentado pela portaria número 2.914, de 12 de Dezembro de 2011, o Vigiágua faz a avaliação por meio de coletas de material. No território aldeense é feito, primeiramente, um levantamento de quantos órgãos públicos com torneiras antes do reservatório e cavaletes existem, para que sejam feitas as coletas. Os pontos identificados são cadastrados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

O calendário de coletas é definido pelo laboratório do Governo do Estado. Em São Pedro da Aldeia, toda terça-feira dez amostras são colhidas pela técnica municipal do Vigiágua, Thaís Costa Drumond Silva.

“Se a análise das amostras de água apontar alguma alteração em critério físico-químico o procedimento é refeito. Caso haja persistência no resultado é feito um contato direto com a concessionária de água e esgoto que atende São Pedro da Aldeia. Para avaliação microbiológica o protocolo é o mesmo a ser seguido”, explicou a técnica do Vigiágua, que ainda ressaltou a importância do programa.

“Todo esse trabalho realizado em São Pedro da Aldeia é de extrema importância para avaliarmos a qualidade da água que é comercializada para a população. Mensalmente, realizamos o processo de coleta da análise para fazer esse monitoramento de água para o consumo humano. A avaliação tem o objetivo de verificar se a água consumida está acometida por alguma contaminação e, em caso positivo, levar aos responsáveis pelo abastecimento municipal ou regional”, reforçou Thaís, que também é agente de combate à endemias e formada em Biologia.

As amostras são submetidas a análise físico-química, que demonstram quantidade de cloro residual, PH da água e nível de turbidez. Todo o material analisado é enviado para o Laboratório Central Noel Nutels do Estado (Lacen), no Rio de Janeiro. Cabe ao laboratório a análise microbiológica, como a verificação de coliformes totais e Escherichia Cole (coliformes fecais). Os resultados são repassados ao Sistema Federal de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano, o Siságua.

A portaria que regulamenta o programa dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para o consumo humano em todos os municípios, assim como é realizado em São Pedro da Aldeia desde julho de 2014, data em que o Vigiágua foi implantado na cidade. Atualmente, o Vigiágua integra o setor de Vigilância Ambiental de São Pedro da Aldeia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here