Projeto Defesinha de São Pedro da Aldeia promove visita à Base Aérea Naval

0
1235

As crianças e adolescentes do Projeto Defesinha visitaram nesta terça-feira (22) a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), uma organização militar da Marinha do Brasil. Com uma programação dedicada ao civismo, à cidadania e à cultura, os pelotões tiveram a oportunidade de conhecer os esquadrões de helicópteros HU-1 e HU-2, além do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN).

De acordo com o diretor da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio, esse é o quarto ano que os participantes do Projeto Defesinha visitam a BAeNSPA.

“Nós conseguimos englobar diversas atividades, dentro do objetivo do projeto, nessa visita à Base Aérea Naval. As crianças querem muito visitar a Marinha. Sabemos das dificuldades, por ser uma instituição militar, então essa é uma das principais ações do Defesinha. Buscamos sempre passar esse conhecimento para as crianças e despertar nos jovens o desejo de ter uma profissão”, disse.

Separados em dois grupos, os pelotões visitaram os Esquadrões HU-1, o primeiro esquadrão de helicóptero na Marinha, e HU-2, onde conheceram os hangares, o interior de aeronaves e receberam instruções. Os grupos seguiram para o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) e acompanharam uma demonstração de salvamento do grupo G-SAR, na Unidade de Treinamento de Escape para Aeronaves Submersas (UTEPAS). A visita foi encerrada nos simuladores de helicóptero e de jato, utilizados na formação de pilotos.

Chefe de Departamento de Adestramento do CIAAN, o Capitão de Corveta Bruno Feitosa falou sobre a visita dos alunos do Defesinha. “É com grande prazer e satisfação que nós do CIANN, da Marinha do Brasil, recebemos as crianças e contribuímos com a formação dos futuros cidadãos, de modo a transmitir valores e ensinamentos, apresentando as Forças Armadas e nossas atividades. O Brasil do amanhã está nesse projeto e estamos muitos gratos em contribuir com os alunos”, destacou.

Voltado para crianças e adolescentes com idade entre 04 e 14 anos, o Projeto Defesinha conta com o apoio de monitores voluntários e do setor de Transporte da Secretaria Municipal de Educação, que realiza o deslocamento diário dos alunos para as atividades externas, tanto dentro, quanto fora do município aldeense. Entre os principais objetivos do projeto educacional da Prefeitura de São Pedro da Aldeia estão proporcionar aos participantes atividades de cidadania e promover cultura, integração e inclusão social.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here