Projeto Vamos Sorrir realiza 200 atendimentos em Bacaxá

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Conselho Regional de Odontologia, realizou no último sábado, dia 14/07, a primeira edição do Projeto Vamos Sorrir. A ação aconteceu das 09 às 12 horas na Praça de Santo Antônio, no Centro de Bacaxá.

A ação teve uma grande procura por parte da população. Ao todo, foram contabilizados 200 (duzentos) atendimentos para aplicação de flúor e instrução à higiene oral em crianças e adolescentes. Além dos serviços de saúde, as crianças puderam aproveitar a manhã em brinquedos como pula-pula, cama elástica, bambolês e contação de história.

Já para os adultos, os dentistas puderam dar orientações sobre prevenção ao câncer bucal e demais palestras na área de Saúde Bucal. Ao final da ação, kits e brindes foram distribuídos aos moradores que estiveram presentes.

Segundo a Coordenação de Saúde Bucal da Prefeitura de Saquarema, devido ao sucesso da ação, uma nova edição será realizada na cidade no mês de Outubro. O local será divulgado em breve.

Prevenção é foco em Saquarema

Além do Projeto Vamos Sorrir, outras ações preventivas são realizadas pela Prefeitura de Saquarema, por meio de parcerias entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Um dos exemplos que merecem destaque é o Projeto Sorriso Feliz.

Com o intuito de promover visitas periódicas odontológicas nas escolas da Rede Municipal de Educação, o projeto busca atingir o maior número de crianças que, por muitas vezes, não possuem fácil acesso às consultas odontológicas de rotina.

Todos os atendimentos são realizados pelas equipes de Saúde Bucal dos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Duas vezes por ano, os técnicos de saúde bucal visitam as escolas para realizar a aplicação de flúor nos alunos.

Durante as visitas dos dentistas e técnicos, a saúde bucal dos estudantes é avaliada. Além da aplicação de flúor, os alunos recebem orientação sobre escovação e cuidado com os dentes. Os casos que necessitem de tratamento são encaminhados aos postos de Estratégia de Saúde da Família ou à Policlínica Municipal, no Centro Bacaxá.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here