Quatro tremores de terra são sentidos em intervalo de 40 minutos em Araruama

Quatro tremores de terra foram sentidos em um intervalo de 37 minutos na tarde deste domingo (13) na região de Praia Seca, em Araruama. Um deles teve magnitude 2,6 e foi registrado às 18h02 pela Rede Sismógrafica Brasileira.

De acordo com o órgão, três tremores, com baixas intensidades, foram registrados nos horários de 17h25, 17h34 e 17h36. As magnitudes desses tremores não puderam ser estimadas.

O epicentro do tremor de 2,6 de magnitude foi registrado na margem continental, no limite entre o oceano e o continente. A localização do epicentro tem margem de erro de 15km, de acordo com a Rede Sismográfica Brasileira

“Tremores de terra de magnitudes abaixo de 3.0 não causam danos a estruturas bem construídas. Eventos sísmicos ocorrem rotineiramete no estado do Rio de Janeiro e no Brasil, com magnitudes consideradas baixas como essas”, destaca o coordenador do Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil, Marcos Ferreira.

Quatro moradores da região relataram ter sentido um tremor de terra por volta de 17h30, ao Centro de Sismologia da USP.

“Apenas toda a casa vibrou. Inicialmente achamos que havia sido uma batida de carro porque moramos próximo à rodovia. Mas após ler alguns relatos nas redes sociais que o tremor ocorreu em outras localidades, me preocupei”, escreveu uma das moradoras à plataforma Sentiu Aí.

A hipótese da Rede Sismográfica Brasileira é que os tremores tenham ocorrido por causas naturais.

“Diversas explosões também geram eventos sísmicos e podem ser sentidos pela população. Elas podem ser ocasionadas por explosões de pedreiras, minerações e outras atividades similares. No entanto, geralmente elas ocorrem durante a semana, no período de 8 a 18 horas. No entanto, esse evento ocorreu no domingo, no fim do dia. E nesse horário e data não é tão comum de ocorrer explosões. Por isso, esse evento pode ser classificado como um evento natural”, afirmou Marcos Ferreira.
Em 2018, três tremores de terra foram registrados no estado do Rio de Janeiro. Dois deles (1,7 e 1,8 de magnitude) em São José de Ubá, em abril, e um em Cantagalo (de 1,8 de magnitude), no mês de janeiro.

No ano passado, a Rede Sismográfica registrou 21 abalos sísmicos em cidades do Rio de Janeiro, como Cambuci (2,6), Carapebus (1,6), Natividade (2,2), Petrópolis (1,8) e São Sebastião do Alto (2,4). Já em Trajano de Moraes foram registrados dois tremores (1,9 e 1,5). Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, possui uma estação sismográfica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here