Reforma na antiga Delegacia da Rasa, em Búzios, vai preservar pinturas feitas pelos presos

A antiga Delegacia está sendo toda reformada pela Prefeitura de Búzios para abrigar o DPO e a Secretaria Municipal de Segurança Pública. E vai perder suas grades e ares de delegacia. Definitivamente. Mas não perde sua história.

Todas as pinturas feitas pelos presos ainda estão nas paredes e serão preservadas. Entre elas o painel que ocupa toda uma parede de uma cela, pintado pelo artista plástico Elio Lago, talentoso pintor argentino que passou um período preso no local. Apresenta uma cidade com sua população em sua rotina diária, mas pedindo justiça, igualdade de direitos, inclusão social.

Além desse painel, podem ser vistas no local pinturas em homenagem à São Jorge, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, e Bob Marley, entre outras.

Construída por uma necessidade dos anos 80, época do boom imobiliário em Búzios, quando começaram a surgir muitas pousadas, casas, condomínios… e com eles os assaltos e pequenos furtos, a Delegacia da Rasa, que já foi uma espécie de “Bangu” no interior do Estado, nas décadas de 80 e 90, quando presos cumpriam pena nas carceragens das delegacias superlotadas, faz parte da história de Búzios e ainda mais as marcas artísticas lá ainda encontradas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here