São Pedro da Aldeia inaugura Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea

O município de São Pedro da Aldeia inaugurou, nesta quarta-feira (19), o Centro de Cidadania LGBT Baixada Litorânea I e II, voltado ao atendimento jurídico, social e psicológico à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs) vítimas de violência, familiares e amigos. O espaço é fruto de uma parceria entre a Prefeitura aldeense, por meio das secretarias de Educação e Governo, e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI), através do Programa Rio Sem Homofobia. A unidade também atuará como centro de irradiação de informações, acolhimento e mobilização em políticas públicas de combate a LGBTfobia e promoção da cidadania LGBT. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e fica situado na Rua Francisco Santos Silva, n° 479, Sala 1, no bairro Nova São Pedro. A cerimônia de inauguração contou com apresentações musicais e a presença dos secretários de Governo, Eronildes Bezerra; de Educação, Alessandro Teixeira; do superintendente de Políticas Públicas LGBT, Ernane Alexandre Pereira, entre outras autoridades municipais, membros da sociedade civil, gestores e lideranças de movimentos sociais da Região dos Lagos e do Estado.

Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, destacou a implementação do equipamento no município. “Eu me sinto orgulhoso por São Pedro da Aldeia estar cada vez mais unida e fortalecida em prol dessa causa. Estamos falando de promover a cidadania para todos. Graças ao esforço em conjunto, conseguimos entregar esse importante equipamento para a população. Nós somos servidores públicos e o nosso dever é servir a todos os públicos. Parabenizo a cada um dos representantes e gestores que lutaram e que caminharam para tornar esse projeto uma realidade em São Pedro da Aldeia”, disse.

A programação de inauguração foi aberta com a apresentação da Corporação Musical CEFES, do Colégio Estadual Doutor Feliciano Sodré, seguida pelo quarteto vocal “As Bee”, com a interpretação do Hino Nacional e de canções internacionais e da Música Popular Brasileira (MPB). Logo após, foram convidados para compor a mesa de autoridades a subsecretária do do setor Financeiro da Secretaria Municipal de Educação, Édna Lucena, a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT do Rio de Janeiro, Kátia Soares, a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT de Nova Friburgo, Silvia Furtado, o coordenador do Centro de Cidadania LGBT de São Pedro da Aldeia, Théo Silveira, o coordenador de Direitos Humanos e Políticas LGBT de Maricá, Carlos Alves, e o presidente do Grupo “Iguais” de Cabo Frio, Rodolpho Campbell, representando os movimentos sociais da Região dos Lagos.

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira, comemorou o momento. “A cidadania precisa estar na pauta de todos, especialmente de quem está na gestão. E, quando se está Secretário de Educação, a nossa pauta é o aluno e nós precisamos lidar com 2.500 pessoas que estão na condição de servidores e 12.684 que estão na condição de alunos, que dependem diariamente e diretamente das nossas decisões. O aluno LGBT fica sempre à margem na escola, na família e, numa perspectiva ampliada, da própria sociedade. Então, nós precisamos dar o primeiro passo e estamos avançando em conjunto. Eu tenho certeza que o município de São Pedro da Aldeia escreve na história de cada um aqui presente uma página importante, para que nós possamos, independente de todas as atrocidades que foram cometidas contra a população LGBT, buscar a reflexão e uma forma de agir por dentro e por fora da escola, junto e em auxílio às famílias”, afirmou.

Caracterizado como um equipamento público estadual regionalizado, de referência e serviço especializado, o Centro de Cidadania LGBT aldeense é o sétimo instalado no Estado do Rio de Janeiro e abrange os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e Saquarema. Na ocasião, os secretários de Educação, Alessandro Teixeira, de Governo, Eronildes Bezerra, e o superintendente de Políticas Públicas LGBT do Governo do Estado, Ernane Alexandre Pereira, assinaram o termo de acordo de cooperação técnica, que prevê o estabelecimento de ações conjuntas entre o município e o Estado em prol da implementação de políticas públicas de promoção da cidadania e dos direitos humanos da população LGBT no município.

Eleita madrinha do Centro, a coordenadora de Políticas Públicas LGBT de São Pedro da Aldeia, Laysa Jotha, celebrou a conquista. “Me sinto muito orgulhosa por viver esse momento e por saber que São Pedro da Aldeia mais uma vez está avançando nas políticas públicas LGBT, sediando esse Centro que vai atender toda a Baixada Litorânea. O movimento social vem lutando há 10 anos com o programa Rio Sem Homofobia para trazer o Centro de Cidadania LGBT para a nossa região. Agradeço ao Governo do Estado, ao secretário de Governo e ao nosso prefeito Cláudio Chumbinho por acreditarem na implantação desse projeto no município. Essa é uma conquista do movimento LGBT da Baixada Litorânea e de toda a população LGBT da nossa região”, disse.

O evento também foi marcado por homenagens a militantes e líderes de movimentos sociais em toda a região pelo trabalho voltado à sensibilização e à implantação de políticas públicas específicas, entre eles Cláudio Lemos, ativista e fundador do movimento LGBT na Baixada Litorânea, escolhido como patrono do Centro. Entre os objetivos do Centro estão: atender LGBT, familiares e amigos vítimas de discriminação e violência homofobica; orientar LGBT e sociedade em geral sobre direitos; formar e ou fortalecer rede de apoio social; sensibilizar e capacitar gestores públicos e segmentos da sociedade local sobre homofobia e cidadania LGBT; contribuir para a formulação e ou adequação de políticas para incluir a população LGBT em sua perspectiva e contribuir para a formação do banco de dados estadual sobre homofobia e rede de apoio.

Coordenador do Programa Rio Sem Homofobia e superintendente de Políticas Públicas LGBT da SEDHMI/RJ, Ernane Alexandre Pereira ressaltou o trabalho em conjunto entre Governo do Estado e Poder Público Municipal. “Esse Centro é uma articulação de quase 10 anos e para nós foi uma sorte termos como parceiros a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Secretaria Municipal de Educação, que nos cedeu esse espaço. Foram quase três meses de diálogo e agora estamos comemorando por fechar o ano de 2018 com essa inauguração maravilhosa, com o apoio de toda a comunidade LGBT local, que vem lutando a duras penas com a falta de cidadania e de direitos. Juntos, vamos fazer com que esse Centro cresça cada vez mais e que os atendimentos sejam ampliados. Essa é a nossa perspectiva. Agradeço à Prefeitura pelo acolhimento, a cada um dos gestores envolvidos e ao secretário de Estado, Átila Alexandre Nunes, que foi um grande parceiro para que nós pudéssemos efetivar essa política pública. São Pedro da Aldeia só tem a ganhar”, disse.

Também participaram do evento os assessores técnicos do Centro de Cidadania LGBT aldeense, Fernanda Machado e Jonathan Oliveira. Além de São Pedro da Aldeia, também contam com Centros de Cidadania LBGT os municípios do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Niterói, Duque de Caxias, Queimados e Volta Redonda. Dúvidas, denúncias e pedidos de informações podem ser feitos através do Disque Cidadania LGBT, no telefone 0800 0234 567.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here