São Pedro da Aldeia inicia campanha de vacinação contra influenza nesta quarta-feira (25)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, vai participar da Campanha Estadual de Vacinação contra Influenza. A partir desta quarta-feira (25), todas as unidades de saúde da cidade estarão imunizando contra a doença viral. A campanha acontecerá até o dia 01 de junho. A vacina contém o imunizante contra o H3N2 e é destinada a gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas. Os postos de saúde aldeenses funcionam de 7h às 16h e o fluxo de imunização será definido de acordo com cada unidade. É necessário que os interessados procurem a unidade mais próxima para conferir o horário específico de imunização.

A secretária de Saúde de São Pedro da Aldeia, Francislene Casemiro, destacou a importância de o público-alvo comparecer aos postos para se imunizar. “Neste primeiro momento, São Pedro da Aldeia receberá 5400 doses para a imunização do público-alvo. É importante que a população procure a unidade mais próxima para se informar sobre os horários de vacinação e se imunizar. Nossas equipes estão empenhadas em realizar o trabalho da melhor forma para a população”, destacou a secretária.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha deste ano envolve crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas e trabalhadores de saúde. Além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. Para este último grupo, a apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação, é obrigatória e deverá ser apresentada no ato da vacinação.

A Influenza é uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir as orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here