São Pedro da Aldeia tem atividades realizadas na Semana Saúde na Escola

0
176

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, segue realizando as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) em unidades municipais. Dessa vez, as atividades realizadas são voltadas à Semana Saúde na Escola, instituída pelo Governo Federal. Em 2019, a semana é comemorada em todo território nacional entre os dias 08 e 12 de abril. Nesta quarta-feira (10), as atividades aconteceram na Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João.

“A Semana Saúde na Escola, instituída pelos Ministérios da Saúde e da Educação, tem a função de reforçar ainda mais as ações executadas pelo Programa Saúde na Escola. Em São Pedro da Aldeia, nós realizamos as atividades periodicamente, todas as ações são baseadas em um levantamento feito junto às unidades. Nossa equipe absorve as demandas que as direções escolares passam e, assim, estipula os conteúdos que serão abordados no local, já que cada escola tem sua particularidade. Vemos que o programa vem dando bons resultados, estamos inclusive retornando a algumas unidades, pois a direção detectou que houve uma boa receptividade. Durante essa semana, estamos reforçando a importância do autocuidado e da atualização vacinal, acompanhando o tema desse ano para a Semana Saúde na Escola”, destacou a coordenadora do PSE, Luciana Bueno.

Além dessa unidade escolar, no mês de abril o Programa Saúde na Escola esteve nas Escolas Municipais Lucinda Franciscone e Antônio Rodrigues dos Santos, no Porto do Carro; Carlota Rocha, na Ponta do Ambrósio, Jamila Motta da Silva, também no São João, e Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol.

Desde 2012, quando foi instituída, a semana já abordou alimentação saudável, combate ao aedes aegypti, práticas corporais e saúde ocular. Nesse ano, o tema abordado nas escolas é a importância da imunização e autocuidado. Em São Pedro da Aldeia, o PSE está promovendo orientações e atualização vacinal, medição e pesagem de usuários do programa federal Bolsa Família e atividades de saúde bucal, além de palestras que abordam diversos temas.

Os alunos da rede municipal já participaram de discussões sobre cultura de paz, cidadania e direitos humanos, bullying, depressão, automutilação e suicídio na adolescência, todos voltados para o eixo central de autocuidado. As temáticas de alerta contra a violência, acidentes nas escolas e prevenção ao uso do álcool e tabaco também foram apresentadas. Nas próximas unidades escolares os temas “Promoção da alimentação saudável e prevenção à obesidade” e “Direito sexual e reprodutivo – Prevenção DST/AIDS” serão trabalhados.

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Educação, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Em 2019, as atividades do PSE passarão por todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, incluindo as creches, e mais cinco escolas da rede estadual, atendendo cerca de 16 mil estudantes.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here