São Pedro da Aldeia terá “Semana do Agricultor Familiar”

Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, vai dar início no dia 29 de julho à “Semana do Agricultor Familiar”. A programação vai oferecer diversas oficinas gratuitas no período da manhã, das 9h às 12h, na sede do Horto Escola Artesanal.

O evento será aberto com oficina de horta suspensa e seguirá durante a semana com oficinas práticas de produção de licor e de aproveitamento culinário da aroeira e do aipim. Um dos destaques este ano será o curso de Meliponicultura, voltado a criação de abelhas sem ferrão, na sexta-feira, dia 02 de agosto. As inscrições gratuitas devem ser feitas antecipadamente na secretaria do Horto. Os interessados precisam apresentar documentos originais de identidade, CPF e comprovante de residência. Podem participar pessoas a partir de 16 anos.


“Anualmente, na última semana do mês de julho, nós realizamos a Semana do Agricultor Familiar, em alusão ao Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho. Nesse período, a gente realiza diversas atividades voltadas ao incentivo à pequena produção agrícola e à agricultura familiar de modo geral. Trabalhamos temas voltados à produção orgânica sustentável, consumo consciente e cursos voltados à família dos produtores. Teremos oficinas com foco no aproveitamento de alimentos que são comuns na produção familiar local, como o aipim, um dos carros-chefes, e a aroeira, um produto que tem sido destaque no município devido ao grande número de produtores que têm trabalhado com o extrativismo, beneficiamento e comercialização em nível nacional”, destacou o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu.

A programação terá início na segunda-feira (29) com a realização da oficina de horta suspensa, que vai ensinar técnicas para a montagem e cultivo orgânico de hortaliças, ervas e temperos em pequenos espaços, com materiais de baixo custo e reutilizáveis, como garrafas pet, latas, caixotes e vasos.

Na terça-feira (30), a oficina de licor vai abordar os princípios básicos para a produção da bebida, passando pelas etapas e métodos de processamento de licores de frutas, de forma artesanal e com foco no reaproveitamento dos alimentos.

Na quarta-feira (31), será realizada a oficina culinária da Aroeira, mais conhecida como pimenta rosa, com dicas para o aproveitamento do fruto em pratos doces e salgados. Na quinta-feira (01), a oficina culinária do Aipim também vai dar dicas para um melhor aproveitamento do alimento em diversas receitas, como pizza e bolos.


O encerramento da Semana do Agricultor na sexta-feira, dia 02 de agosto, será marcado pela abertura do curso de Meliponicultura, com foco na criação de abelhas nativas sem ferrão. A iniciativa é uma novidade este ano e será realizada em quatro encontros semanais, no Horto Escola Artesanal. O conteúdo programático inclui a biologia das abelhas e os métodos práticos de manejo, captura, criação e produção de mel e própolis, a partir de técnicas 100% naturais.


O último dia da programação também será marcado com café da tarde, entrega dos certificados aos participantes e homenagem aos agricultores familiares. Pessoas residentes fora do município também podem se inscrever gratuitamente na Semana do Agricultor. Vale lembrar que as oficinas não oferecem ajudam de custo para os alunos.

Confira programação:

Segunda-feira (29/07):

9h às 12h – Oficina de Horta Suspensa

Terça-feira (30/07):

9h às 12h – Oficina de Licor

Quarta-feira (31/07):

9h às 12h – Oficina da Aroeira

Quinta-feira (01/08):

9h às 12h – Oficina do Aipim

Sexta-feira (02/08):

9h às 12h – Início do curso de Meliponicultura

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here