Saúde Ambiental orienta sobre os cuidados em caso de aparecimento de caramujos africanos em Cabo Frio

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio orienta moradores e turistas sobre os cuidados que devem ser adotados em caso de surgimento de caramujos africanos. A primeira medida é não tocar os moluscos, principalmente sem proteção. Ao encontrar os animais, a população deve entrar em contato com o órgão pelo telefone 2644-7916 ou informar diretamente na sede da Vigilância, no Jardim Flamboyant, o endereço completo do imóvel onde tenham sido encontrados os caramujos.

Recentemente, foram recebidas duas ocorrências de surgimento de caramujos africanos, uma no bairro Jacaré e outra na Ogiva. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio, Andreia Nogueira, as alterações climáticas com a mudança da estação favorecem o surgimento destes moluscos.

“Com o período de chuvas de verão, as condições climáticas são favoráveis à sobrevivência desse animal, já que encontram aumento da oferta de abrigo e de alimento. Para conter o avanço do molusco, além das ações desencadeadas pelo setor público, é fundamental o apoio da população quanto ao asseio dos ambientes e forma correta de descarte de lixo, por exemplo. É recomendado manter os quintais e terrenos limpos, pois geralmente são nesses locais que os caramujos se escondem”, explicou a coordenadora.

Os caramujos africanos (Achatina fulica) passam ao ser humano verminoses conhecidas como angiostrongilíases por meio do muco que produzem para se deslocar ou por meio da ingestão de verduras e hortaliças sujas com o muco do caramujo. Por esse motivo, a orientação para a população é nunca tocar nestes animais sem luvas ou sacos plásticos nas mãos e a realizar a higienização adequada das mãos após eventual contato com o animal, tanto quanto dos alimentos.

Apesar da possibilidade de transmissão dessas verminoses, não há registro da doença em Cabo Frio até o momento. As reclamações quanto ao surgimento desses caramujos podem ser feitas por meio do telefone 2644-7916 ou diretamente na sede da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio, localizada a Rua Índia, nº40ª, Jardim Flamboyant, com o endereço completo do imóvel que apresenta ou esteja causando problemas relativos a esses moluscos.

Como proceder com o descarte

A forma mais adequada de se eliminar os caramujos africanos é por meio do controle mecânico, que consiste na catação manual destes animais. Após proteger as mãos para pegar os moluscos, a recomendação é acondicioná-los em um saco de lixo e jogar dentro do saco sal em quantidade abundante para matar os moluscos.

A coleta manual deve ser feita periodicamente até eliminar a infestação do local. Orientação importante é não jogar sal grosso diretamente nos caramujos livres, pois além de contaminar o solo, as conchas sobrarão no ambiente e se encherão de água de chuva, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Já os alimentos que entraram em contato com caramujos devem ser descartados e os demais, antes de serem consumidos, devem ser desinfetados com solução de água sanitária da seguinte forma: lavar bem o alimento em água corrente, colocar de molho por trinta minutos em uma solução de água com água sanitária (01 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água) e lavar novamente em água corrente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here