Saúde de São Pedro da Aldeia realiza Curso de Formação para candidatos aprovados em Concurso Público

0
130

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada destinado aos candidatos aprovados no Concurso Público 01/2014 para o cargo de Agente de Combate a Endemias. Com carga horária total de 40h, a capacitação envolveu conteúdos teóricos em sala de aula, além de uma prática de campo. As aulas ocorreram no auditório do Cine Estação, no Centro da cidade, e foram ministradas pelos instrutores Alexandre Fraga, do setor de Educação em Saúde do Ministério da Saúde, e Dayana Oliveira, coordenadora municipal de Vigilância Ambiental. Ao final do curso, os participantes foram submetidos à uma avaliação objetiva.

Diretora de Educação Permanente da Secretaria de Saúde e coordenadora do curso, Luciana Bueno ressaltou a importância desta etapa para os candidatos convocados. “A realização do curso preparatório, além de representar uma das etapas do Concurso Público, é indispensável e de grande importância para a capacitação desses futuros servidores. O curso tratou não só da abordagem profissional, mas de todo o conteúdo teórico, as diversas técnicas e procedimentos que envolvem a atuação de um Agente de Combate a Endemias, passando pelo trabalho educativo com as famílias, as formas de abordagem, o tratamento e controle de endemias como a dengue, as técnicas de segurança para o manejo de materiais, dentre outras normas e parâmetros que devem ser seguidos. A capacitação tem que ser uma prioridade, porque estamos lidando com vidas”, disse.

De caráter eliminatório e configurando-se como segunda etapa do Concurso Público, o Curso de Formação incluiu abordagens teóricas e exercícios práticos, dentro dos parâmetros preconizados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O conteúdo programático abrangeu, dentre outros temas, as atribuições do Agente de Combate a Endemias, normas e técnicas para o controle de endemias, estratégias de abordagem, conceitos e metodologias, o trabalho de prevenção e controle da dengue e de outros fatores ambientais de risco, biologia dos vetores, o papel educativo do agente de saúde junto à população de forma participativa e integrada, áreas de atuação, reconhecimento geográfico, atualização de mapas, definição e classificação de imóveis e quarteirões, dentre outros aspectos pertinentes à função técnica dos profissionais. Todos os alunos receberam material impresso.

Uma das instrutoras do curso, Dayana Oliveira destacou os temas desenvolvidos durante a capacitação. “Nós trabalhamos desde a parte biológica dos vetores, as áreas técnicas de conhecimento, até a prática e a vivência de campo. Ao longo do curso, nós abordamos questões como a humanização no trabalho, além da parte de sensibilização e do vínculo de confiança com o morador, que deve ser corresponsável nas ações de promoção e prevenção em saúde com relação às doenças endêmicas. Nosso objetivo foi demonstrar que o trabalho do agente não é apenas mecânico, mas também educativo, porque é principalmente através da informação e da educação que nós conseguimos um retorno efetivo e duradouro”, disse.

 

A capacitação contou ainda com uma prática de campo, sob o acompanhamento de supervisores de área do departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e de agentes efetivos do município. Para a operação de campo, os candidatos foram divididos em grupos e realizaram visitas domiciliares em residências no Centro da cidade, a fim de promoverem vistorias e inspeções nos ambientes internos e externos, identificação de focos de mosquito e de criadouros existentes ou em potencial, marcação de quarteirão, ações de tratamento e orientações ao morador, além de conduzirem coleta de amostras para análise e preenchimento de boletim de registro da visita domiciliar.

Um dos candidatos convocados para a realização do curso, Lucas Oliveira se mostrou satisfeito com a experiência e falou ainda sobre a expectativa para assumir o cargo. “Foi um curso bom e bem dinâmico. Nós pudemos esclarecer muitas dúvidas, tivemos facilidade na comunicação junto aos instrutores e conseguimos colocar em prática aquilo que aprendemos em sala de aula, vivenciando a situação de perto, o que foi muito importante para a compreensão do conteúdo. A metodologia aplicada foi ótima, proporcionou a troca de informações e um ambiente de estudos muito leve. Foi uma experiência prazerosa para todo o grupo. Espero que dê tudo certo, que todos tenham êxito nessa etapa e que lá na frente possamos nos encontrar novamente para podermos trabalhar. Eu estava há um ano desempregado, mas cheguei a trabalhar por um período como agente de saúde contratado. Então, quando o Edital do Concurso Público da Prefeitura de São Pedro da Aldeia saiu, eu vi ali uma oportunidade de poder trabalhar com algo que eu já conhecia e gostava. A expectativa é grande, me tornar servidor público era um sonho antigo”, afirmou.

Conforme previsto no Edital de Convocação n° 052/2018, ao final do curso os participantes foram submetidos à uma avaliação objetiva. Para alcançar a aprovação na etapa final, os candidatos tiveram de obter aproveitamento mínimo de 50%, bem como frequência mínima de 75% durante o curso. O último dia de capacitação contou ainda com a presença da Secretária de Saúde, Francislene Casemiro. O resultado do Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada será publicado no site da Prefeitura www.pmspa.rj.gov.br e no Boletim Informativo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here