Saúde do idoso é tema de reunião em São Pedro da Aldeia

0
105

A secretária de Saúde de São Pedro da Aldeia, Francislene Casemiro, se reuniu nesta segunda-feira (28) com a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, o diretor de Atenção Domiciliar, Júnior Curcino, e a coordenadora de Enfermagem do Pronto-socorro Municipal, Nathalie Couto. O encontro teve como objetivo definir o fluxo de atendimento e prioridade para pacientes idosos, além de traçar estratégias para a promoção da saúde entre as pessoas da terceira idade.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, falou sobre a reunião. “Nosso objetivo é definir como ficará esse tratamento, porque o número de idosos dentro do Pronto-socorro Municipal aumentou muito. Nós fizemos um levantamento dos dados referentes a essa situação e, além das principais causas, também conseguimos detectar que, muitas vezes, o idoso que chega à unidade não é aquele atendido pelo ‘Melhor em Casa’. Então estamos buscando ações de promoção à saúde que reduzam esse tipo de atendimento no Pronto-socorro. Vamos fazer um Dia D por unidade para realizar o cadastramento desses idosos e sabermos qual é a necessidade e o local”, explicou.

Com base em dados do Pronto-socorro, o grupo discutiu questões como fluxo de atendimento, indicadores de Saúde, ações estratégicas para o tratamento preventivo e o número de internações de idosos na unidade. No encontro, foi definido que será feito um cadastramento das pessoas de terceira idade, previsto para acontecer em fevereiro, no bairro Balneário. O evento contará com a participação de diversos profissionais, além de representantes dos Conselhos Municipais de Saúde e do Idoso.

De acordo com a secretária adjunta Olívia Sá, a ação vai somar ao trabalho que a Assistência Social já vem desenvolvendo. “Quando trabalhamos diversas políticas setoriais voltadas a um objetivo único, só temos chance de vencer. E quando atuamos nesse campo de vulnerabilidade, que são os idosos, em parceria com a Saúde, estamos promovendo qualidade de vida para que esses indivíduos tenham uma maior longevidade”, afirmou.

Para a coordenadora de Enfermagem do Pronto-socorro, Nathalie Couto, o objetivo da reunião foi alcançado. “Nós conseguimos traçar, objetivamente, ações não só para reduzir o número de óbitos de idosos no município, mas também cuidar melhor desse grupo por meio de um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde, Pronto-socorro e todas as outras entidades a quem compete o cuidado do idoso. Somando forças, conseguimos captar um número maior de pessoas e alcançar o real objetivo, que é evitar que esse idoso adoeça”, disse.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here