Secretaria de Educação de Arraial do Cabo em parceria com a Polícia Militar formam as primeiras turmas do PROERJ em 2018

0
258

Na manhã de quinta-feira (28), foi celebrada, em Monte Alto, a formatura das turmas do primeiro semestre de 2018 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) em Arraial do Cabo. O programa é uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (SEMECCT), com cooperação da escola e da família, e que tem como objetivo ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudar os jovens a desenvolverem habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável longe das drogas.

Estiveram presentes durante a formatura o Major Nogueira, subcomandante do 25º Batalhão de Polícia, Andréa Mello, representando a SEMECCT, e o 1º Sargento Vinícius Azevedo, representando a Coordenação Estadual do Proerd. As turmas foram formadas por alunos do quinto ano das Escolas Municipais Francisco Luiz Sobrinho, Vera Felizardo e Sotero Teixeira de Souza. Durante a cerimônia, os jovens receberam os certificados de conclusão e os melhores de cada turma foram premiados pelas escolas e também pelos policiais. Após a solenidade, picolés foram distribuídos aos alunos e responsáveis presentes e os militares do 25º Batalhão da Polícia Militar receberam um cofeebreak organizado pela Secretaria de Educação do município.

A Vânia Almeida, mãe da aluna Gabriela Almeida, da E.M. Sotero Teixeira de Souza, ressaltou a importância de parcerias de programas como o Proerd com as escolas para auxiliar na educação dos jovens. “A situação é difícil no Brasil todo, se nós pais não tivermos juntos na luta contra as drogas e contra qualquer vício, estaremos perdendo o nosso futuro. As crianças são o nosso futuro. A gente orienta dentro de casa, mas o trabalho em conjunto com a escola e a polícia é muito positivo para reforçar os valores.” Comenta a responsável.

O Proerd também leva até esses jovens conteúdo e treinamento para capacitá-los a respeitar os outros, para que possam escolher de forma consciente uma vida longe da violência e de comportamentos perigosos. Durante o curso, os jovens desenvolvem habilidades que lhes permitem evitar influências negativas, promovendo os fatores de proteção. O instrutor das turmas formadas em Arraial do Cabo no primeiro semestre de 2018, o Policial Clayton, também comenta sobre a semente plantada nesses alunos. “Eu fico muito feliz e grato por ter essa oportunidade de trabalhar em parceria com a Secretaria de Educação do Município, através das escolas. O contato com os alunos é muito bom, pois é uma semente que a gente planta para o futuro. É muito gratificante saber que vamos fazer parte da história desses jovens e seremos lembrados mais para frente.”

Durante o 2º semestre do ano letivo de 2018, o Proerd vai trabalhar em parceria com as Escolas Municipais Sagrado Coração de Jesus, Adolpho Beranger Junior e João Torr

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here