Secretaria de Educação de Cabo Frio e Sepe Lagos debatem demandas do setor

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (Seme) esteve reunida com representantes do Sepe Lagos, na sexta-feira (13), para discutir as demandas relacionados ao setor. Entre as pautas levantadas no encontro estão a implementação da nova Base Nacional Curricular (BNCC), a realização do concurso público municipal previsto para 2020, as convocações dos aprovados do concurso de 2009 e as reposições das aulas dos profissionais que aderiram à greve.

Sobre a implementação da BNCC, a secretaria informou que vem realizando formações, debates e fóruns sobre o tema. A rede tem feito ainda estudos para adequação das matrizes curriculares de acordo com as competências e habilidades dos alunos, como exige a base comum ao país inteiro. Não haverá alterações nas cargas horárias e no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

A realização do novo concurso público, previsto para 2020, e a convocação dos aprovados no processo de 2009 também foram abordadas no encontro. A equipe da Seme destacou que superou o número de convocações acordadas com o Ministério Público. As demais vagas disponíveis na pasta foram preenchidas através de processos seletivos. Dentre os benefícios trazidos pela seleção está a diminuição dos comissionados, o que gerou uma economia da folha de pagamento da secretaria. A diminuição também possibilitou a restruturação pedagógica da pasta, além das melhorias no transporte de alunos no distrito de Tamoios com aumento no número de ônibus e contratação de monitores.

Já o número de vagas que será disponibilizado com o novo concurso público está sendo levantado e embasado através de um estudo detalhado realizado pela Comissão de Concurso, da qual a secretária-adjunta da Seme, Alice Moura, é integrante.
No encontro também foi debatida também a importância da reposição presencial das aulas dos profissionais que aderiram à greve. Ficou firmado que o assunto será tratado em assembleias do sindicato.

“As reuniões com os representantes do Sepe são de grande importância pois conseguimos ouvir as demandas do sindicato, e também expor e debater as medidas tomadas pela secretaria”, afirmou a secretária da Seme, Márcia Almeida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here