Secretaria de Esportes de Cabo Frio avança para a reativação do CONESP

A Secretaria de Esporte e Lazer promoveu, nesta quarta-feira (12), uma importante reunião para a reativação do Conselho Municipal de Esportes (CONESP). Estiveram presentes, além do titular da pasta, professor Flávio Rebel, representantes da secretaria e de seis entidades esportivas da cidade: Associação Ciclística de Cabo Frio (ACICAF), Associação de Corredores e Atletas da Região dos Lagos (ARCOLAGOS), Sistema de Kickboxing e Karate do Estado do Rio de Janeiro (SKERJ), Liga Cabofriense de Voleibol (LICAV), Associação dos Profissionais de Educação Física da Região dos Lagos (ASPEF-Lagos) e Liga Cabofriense de Taekwondo (LCTKD).

Na pauta da reunião, a ratificação da eleição dos representantes das seis entidades para a composição no Conselho Municipal de Esportes. A eleição foi feita em 2 de outubro de 2017 mas, por problemas burocráticos, os conselheiros escolhidos pelas entidades não chegaram a ser nomeados oficialmente.

A secretaria teve que produzir uma ata para confirmar os nomes indicados. O documento foi aprovado por unanimidade por todos os representantes. “O próximo passo é encaminhar a documentação para a Secretaria Municipal de Administração, para que o prefeito Dr. Adriano proceda a nomeação dos representantes das entidades não-governamentais, bem como os representantes do Poder Público”, explicou Cléber Rodrigues, que liderou a reunião, representando a SEMEL.

Assim como os demais conselhos municipais em Cabo Frio, o CONESP é paritário, ou seja, há a mesma quantidade de representantes entre o Poder Público e a sociedade civil organizada. Atualmente, o CONESP tem 12 integrantes.

O Conselho Municipal de Esportes tem a responsabilidade de fomentar o diálogo entre o poder público e a sociedade, não somente pensando nos resultados esportivos, mas também no esporte como ferramenta de desenvolvimento social, funcionando como um órgão fiscalizador, consultivo e definidor das políticas públicas para o esporte do Município.

A expectativa é de que, finalizada a parte burocrática e com a nomeação dos conselheiros publicada, já no início de janeiro de 2019, o Conselho Municipal de Esportes volte a se reunir.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here