Secretária de Saúde aldeense se reúne com profissionais do Programa Mais Médicos

0
97

A secretária de Saúde de São Pedro da Aldeia, Francislene Casemiro, recebeu nesta quarta-feira (23) sete profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que atuam em Unidades de Saúde da Família no município. A primeira reunião do ano abordou questões como relatório mensal, visita domiciliar, infraestrutura das unidades e atendimento a pacientes com necessidades especiais, entre outros.

De acordo com a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, o objetivo principal das reuniões com os profissionais, que acontecem uma vez por mês, é construir um alicerce firme dentro da Atenção Básica do município. “Definimos uma pauta para a reunião de janeiro com alguns temas que achamos importantes serem de conhecimento deles. Existe uma gestão compartilhada do município com o Governo Federal em relação a esses profissionais e o Ministério da Saúde reconhece que a Atenção Básica é todo o alicerce da gestão em Saúde”, destacou.

O encontro teve início com a apresentação das três novas profissionais do Programa Mais Médicos, que chegaram à cidade para substituir os médicos cubanos. Em seguida, foi feito um balanço do serviço realizado, com a apresentação de relatórios individuais do E/SUS e ênfase na qualificação das informações. Os participantes puderam falar sobre a realidade de cada território, dar sugestões e esclarecer eventuais dúvidas.

Médica generalista da ESF do bairro Baixo Grande e uma das novas profissionais do programa federal na cidade, Patrícia Lima falou sobre a importância dos encontros periódicos. “Nós estamos em fase de adaptação, estou gostando bastante desse contato direto. A estrutura do posto de saúde é excelente, a equipe é maravilhosa e fico bem a vontade de falar com a secretária. Essas reuniões mensais são muito importantes não só para quem está começando, mas também para estarmos sempre trocando experiências e aprendendo com os outros profissionais que já estão no programa há mais tempo”, comentou.

A pauta do dia também envolveu apresentação dos consolidados dos exames laboratoriais por unidade, o trabalho realizado com grupos de hipertensão, diabetes, gestantes álcool e drogas, o encaminhamento para a rede especializada de Saúde, o preenchimento de receituário, produção mensal, período de férias e informes gerais, como cronograma das futuras reuniões, protocolos e cursos de capacitação.

A médica generalista da ESF da Ponta do Ambrósio, Maria Eugenia Gonzales, trabalha em São Pedro da Aldeia desde a adesão do município ao Programa Mais Médicos, em 2014. “A comunicação e o serviço melhoraram muito com essa gestão compartilhada da Secretaria. Conheço todo mundo na Ponta do Ambrósio, então o trabalho é tranquilo e muito bom. Vou fazer cinco anos aqui e já cresci muito como profissional, eles gostam de mim e eu gosto deles, conseguimos construir esse relacionamento próximo”, disse.

São Pedro da Aldeia conta com médicos generalistas, do Programa Mais Médicos, atuantes nas Estratégias de Saúde da Família dos bairros Alecrim, Baixo Grande, Botafogo, Campo Redondo, Colina, Flexeira, Parque Arruda/Orquídea, Ponta do Ambrósio, Porto do Carro, Praia Linda, São Mateus e Vinhateiro.

Também participaram da reunião o secretário adjunto de Saúde, Nelson Aud, a diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, e a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Patrícia Costa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here