Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia divulga balanço de atendimentos na Policlínica Municipal

0
522

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, oferece à população atendimentos especializados em saúde na Policlínica Municipal, localizada no bairro Morro do Milagre. Ao todo, são oferecidas 19 especialidades, além de assistência social e fonoaudiologia. Durante o ano de 2018, entre os meses de janeiro e novembro, a unidade realizou mais de 19 mil atendimentos.

O balanço registra 2.882 consultas com cardiologista e 2.205 eletrocardiogramas feitos. A segunda especialidade que mais realizou atendimentos foi oftalmologia, com 1.915 consultas somadas aos cerca de 500 pacientes atendidos na Unidade Móvel do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz nos meses de outubro e novembro. Em seguida, aparece ortopedia com 2.564 atendimentos e 644 procedimentos de colocação e retirada de gesso.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, falou sobre os atendimentos no local. “A neurologia, cardiologia, mastologia, nefrologia, neuropediatria e proctologia são especialidades oferecidas na Policlínica Municipal que estão sem filas de espera. O lema principal da Secretaria de Saúde é o cuidado humanizado, o acolhimento àquele que necessita do nosso trabalho e que deposita confiança na gente. Sabemos que temos desafios e estamos aqui para ouvir o morador. Meu gabinete atende ao público todas as quartas-feiras, das 9h às 12h, e não é necessário agendamento prévio”, disse.

Foram efetuados 893 atendimentos com nutricionista; 633 com otorrinolaringologista; 438 com gastroenterologista; 615 com angiologista; 106 com hematologista; 830 com reumatologista; 266 com pneumologista; 1.425 com urologista; 1.047 consultas com endocrinologista; 989 com neurologista; 396 com neuropediatra; 634 com dermatologista; 214 com nefrologista; 1.010 com psicóloga; 947 com psiquiatra; 438 com assistente social, 424 com proctologista e 121 com mastologista.

A Policlínica Municipal realizou 2.180 curativos; 145 endoscopias; 141 testes do olhinho; 133 testes da orelinha; 2.797 ultrassonografias; 90 lavagens auriculares; 1.379 tonometrias, 1.379 exames de refração e 439 mapeamentos de retina. O ambulatório registrou 350 atendimentos. O mapa de produção da unidade registra ainda 90 pequenas cirurgias, 500 cirurgias gerais, e 64 cirurgias cabeça/pescoço.

“As marcações são feitas diretamente nas unidades de saúde, onde o paciente passa pelo clínico geral ou pediatra que encaminha para o especialista. A própria unidade coloca a necessidade no sistema para que o setor de regulação da Secretaria de Saúde possa marcar a consulta e informar o paciente pelo telefone. Já o retorno, quando o morador já passou pelo especialista e volta com resultado de exame, é marcado direto na Policlínica”, explicou a coordenadora da unidade, Vanderlúcia Pinheiro.

A Policlínica Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, ao lado do Pronto-Socorro Municipal. Vale destacar que o atendimento está condicionado à apresentação do cartão do SUS.

Além da Policlínica e do Pronto-Socorro, o município conta ainda com Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e dispositivos de Saúde Mental, como CAPS, CAPSi e Residência Terapêutica. Vale lembrar que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro da Aldeia é de total responsabilidade do Governo do Estado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here