Semana do Consumo Consciente + Eco Feira em Cabo Frio

Começa nesta segunda-feira (15/10), no Cereall Gourmet, a Semana do consumo Consciente + Eco Feira. O evento, que segue até sábado (20/10), objetiva despertar a consciência de moradores e turistas, para os problemas sociais, ambientais, econômicos e políticos, causados pelo uso excessivo dos recursos naturais do planeta e pelos padrões de produção e consumo. A programação foi elaborada com o foco no Dia do Consumo Consciente (15 de outubro), data nacional instituída pelo Ministério do Meio Ambiente.

Durante a semana, todos os dias das 12h às 19h, a Eco Feira oferecerá produtos ecológicos, artesanais e sustentáveis com os expositores: Chakra, Espaço Lixúria, Atelier Moendy Arte em Madeira, Cia Arte-sanaro, Dinarte, E-energy, Chás Folium e Veggie Table. Você encontrará uma linha completa de acessórios para o seu dia a dia (escovas de dentes de bambu, canudos de vidro e de metal, bolsas e sapatos veganos); objetos super charmosos de decoração (com reaproveitamento de materiais), entre outros. Na terça-feira (16/10), das 12h às 17h, a Veggie Table oferecerá degustação de seus sucos para os visitantes.

Aberta ao público, na quarta-feira (17/10), acontecerá uma roda de conversa com a participação de ativistas e estudiosos ambientais. Serão abordados os temas: “Consumo Consciente” com a produtora cultural Patricia Caldara (pesquisadora com foco na temática da cultura de consumo), e “Saúde e Sustentabilidade” com a Eco Chef Mônica Bull (proprietária do Cereall Gourmet Restaurante).

Segundo a publicação “Planeta Vivo” (WWF – 2016), a crescente pressão humana sobre os ecossistemas e as espécies, está reduzindo o capital natural num ritmo mais rápido do que ele consegue ser recomposto. Somos uma força geologicamente significativa, causadora de grandes mudanças no clima e na integridade da biosfera.

Qualquer pessoa pode ser um consumidor sustentável. A dica é colocar em prática os 7 Rs: repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar. E como o consumo consciente está ligado ao estilo de vida, para incentivar atitudes simples, na oportunidade, o Cereall lançará também a campanha “Promo Consciente”, que oferecerá 5% de desconto em dinheiro, para os clientes que levarem suas ecobags para as compras, ou não utilizaram sacolas plásticas. O Restaurante Cereall Gourmet fica à Rua José Bonifácio, 28, no Centro de Cabo Frio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here