Shangri-lá, uma história de sucesso e coragem

0
266
Família Shangri-lá: Antonio, Ana Cláudia, Sueli , Jorge Durão, Leandro Camila e Catarina

A Pousada Recanto Shangri-lá, no coração do Jardim Excelsior, em Cabo Frio, completou cinquenta anos, no dia 13 de fevereiro, e o empresário Jorge Durão decidiu reunir familiares, amigos e políticos para celebrar a data e recordar uma história de sucesso que mistura fé, aventura e até física quântica. Quem circula pela área de 10 mil m² da pousada, erguida num dos pontos mais badalados da cidade, e conhece os 23 apartamentos, equipados com frigobar e aquecimento solar, além das três piscinas, academia, churrasqueira e playground, não imagina que, o início mais do que vontade, foi preciso coragem para desbravar e investir numa cidade, na época, ainda isolada e desconhecida.

As belezas exuberantes de Cabo Frio, as águas límpidas e a areia fina e branca da Praia do Forte encantaram Jorge Durão, um carioca nascido no Méier e criando entre o Flamengo e Botafogo que, a exemplo de muitos que aportaram nestas terras- desde os navegadores Portugueses – se apaixonaram pelas belezas do lugar. Não é para menos, ele conheceu uma cidade, praticamente intocada, que não existe mais. Roberto Veiga foi quem apresentou Jorge Durão a Cabo Frio e o convenceu a adquirir dez lotes no Jardim Excelsior onde, mais tarde, surgiria a Shangri-lá.

O caminho para o paraíso era tortuoso. Não existia a Ponte Rio – Niterói e a única estrada para Cabo Frio, através da Serra, ainda não era asfaltada. A viagem, a partir do Rio, de carro, atravessando a Baia de Guanabara de ferry-boat demorava pelo menos seis horas, mas Jorge Durão lembra que já levou até 24 horas para chegar a Cabo Frio devido a um temporal que derrubou árvore e interditou a estrada.

O Shangri-la nasceu com dez apartamentos e Jorge Durão apostava num modelo de administração que estava sendo lançado no mercado europeu chamado “Timeshare” ou Férias Programadas. A ideia era vender 24 cotas de 15 dias de férias e assim, minimizar os efeitos da sazonalidade na baixa temporada, fidelizar os hóspedes e garantir a antecipação do fluxo de caixa, mas o conceito que tem sido adotado por grandes redes de hotéis e resorts, atualmente, na época não deu certo.

Místico, Jorge Durão não desistiu no primeiro revés, afinal o nome “Shangri-lá”, em sânscrito, a língua ancestral do Nepal e da Índia, significa “Paraíso”, o lugar onde os seres iluminados vão se encontrar para viver com o Criador. O Shangri-lá sempre foi o paraíso de Durão, um paraíso, aliás, sem luz, água, telefone mas que estava prestes a ser descoberto por americanos, alemães e franceses que desembarcavam para conhecer a região que encantou Brigitte Bardot a atriz francesa, considerada um dos maiores símbolos sexuais dos anos 50 e 60.

Brigit Bardot aportou em Búzios e catapultou a região para o mundo. O balneário, na época, terceiro distrito de Cabo Frio, não tinha infra-estrutura para receber tantos turistas que queriam refazer os passos da estrela. A solução era se hospedar em Cabo Frio.

O Hotel Sangri-lá, iluminado a noite por lampiões a gás, recebeu os primeiros estrangeiros que Bardot trouxe a região e seus travel check, afinal, o cartão de crédito ainda não tinha sido inventado. O empresário admite que não esperava o progresso e a projeção que a cidade ganhou, mas bancou do próprio bolso os primeiros postes e fios que iluminaram o Jardim Excelsior.

Jorge Durão casou com Sueli Marino, com quem teve dois filhos: Ana Cláudia e Leandro Durão e se orgulha dos netos Alan, Catarina e Acauan, cardiologista veterinário. Ele ensina que existe tempo para plantar e para colher, assim como para pensar, agir, acontecer e amadurecer.

“Tudo é produto da nossa mente, nada acontece por acaso. Deus não produz nada. Ele deixa você produzir, criar e para isso é preciso pensar positivo, com amor e mandar essa mensagem para o astral mas tem que ter fé, ensina Durão”, lembrando que isso não é religião, é física quântica.

Jorge conta que está passando a pousada para o controle dos filhos mas anuncia, para breve, a inauguração de mais nove apartamentos sobre as lojas, que mantém na Rua Porto Alegre e torce para que a cidade volte a produzir grandes eventos, ganhe um calendário turístico e divulgue as nossas belezas naturais para atrair mais turistas, afinal, meio século depois de conhecer Cabo Frio a paixão de Jorge Durão pela cidade se mantém como da primeira vez.

“Não tem nada igual a Cabo Frio no mundo. A areia da Praia do Forte não tem igual em lugar nenhum”, diz o empresário que recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Cabo Frio. A indicação apresentada pelo vereador Vanderlei Bento foi aprovada por unanimidade na Câmara.

Políticos de Cabo Frio prestigiam os 50 anos da pousada

O ex-prefeito Alair Corrêa, o vereador Vanderlei Bento e o vice-prefeito, Felipe Monteiro, participaram da celebração dos cinquenta anos da pousada, dividiram a mesma mesa e conversaram durante toda a noite. O vice evitou os flashes ao lado de Alair. Vanderlei Bento a homenagem da Câmara e acabou chamando o ex-prefeito para discursar. Alair destacou a coragem de Durão em desbravar a cidade como um desbravador.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here