Soul, Funk & Groove dão continuação à sonoridade do Rio das Ostras Jazz e Blues Festival

0
159

Está chegando a data do melhor Festival de Jazz e Blues do País, de 20 a 23 de junho, mas a sonoridade em Rio das Ostras não acaba neste dia. Na mesma semana, dando continuação à “vibe” musical, o carioca Daniel Floripan promete oferecer muito soul, funk e groove no Teatro Popular. O músico, morador da cidade há 14 anos, lança seu primeiro álbum de canções autorais, na quinta-feira, 27, quando também gravará o DVD do show “Vida Boa”.

Sua influência de funk e soul vem de muita audição de artistas e bandas como Earth, Wind & Fire, Kool & The Gang, Banda Black Rio, misturando-se ao som de Stevie Wonder, James Brown, George Benson, Gilberto Gil, Tim Maia, entre tantos outros.

Ao longo de 12 anos, tempo em que conseguiu, entre duas graduações – História e Música, um concurso público e o casamento, Daniel Floripan vem dedicando-se às suas composições e conseguiu gravar o CD que será apresentado ao público.

Com participações especiais que ainda são surpresas, o show conta com uma “gig” completa, composta por baixo, bateria, guitarra e teclado. Quem estiver presente vai ouvir arranjos modernos e suingados nas faixas autorias, além da interpretação de algumas canções já consagradas por artistas nacionais e internacionais.

Daniel Floripan conta que a maior motivação para o lançamento do CD “Vida Boa” ainda neste ano foi o falecimento prematuro de um dos seus maiores ídolos, o baixista Arthur Maia, que participou de diversas edições do Rio das Ostras Jazz e Blues.

“Ele era genial e proativo. Gravou muito e tocou com os melhores da música. Tenho todos os álbuns do Arthurzinho. A passagem dele para outro plano mexeu comigo, me causou reflexão e me deu o ‘start’ para acelerar a iniciativa de também deixar um legado, no caso, o meu primeiro CD. Pensei: ‘Se eu já tenho um trabalho pronto, por que não lançar?’”.

Administrada pela Fundação de Cultura, a Casa do Jazz, espaço que oferece um casting alternativo todos os anos durante o Festival, já está sendo chamada pelo nome do músico, em homenagem ao legado que Arthur Maia deixou e sua relação com o município.

O Festival de Jazz e Blues se tornou um marco na carreira profissional de Floripan, sob diversos aspectos. A primeira vez em que ouviu falar do evento foi logo que tomou posse como servidor público do município, em 2004. Daniel é Guarda Municipal e atua no grupamento de Guarda Ambiental como guarda-vidas. Na ocasião ele viu o outdoor do Festival com o anúncio do show de um dos seus ídolos, o guitarrista Mike Stern, e ficou impressionado. Foi então que sentiu que Rio das Ostras seria, a partir de então, o lugar onde consolidaria sua vida profissional e pessoal.

TRAJETÓRIA – Aos 14 anos Daniel Floripan começou a se interessar por ser músico, ao assistir seus pais terem aula de violão em casa. Ele conta que começou a aprender a arte somente observando-os tocar. Porém, o gosto pelo violão foi se intensificando e então ele resolveu fazer aulas para acelerar o processo de aprendizagem. Poucos encontros com o professor particular de violão foram suficientes para dar a ele segurança para tocar, acompanhando a mãe, cantora evangélica. Ambos participaram de várias missões, tocando em diversas igrejas.

Floripan foi se apaixonando mais por música e se aprofundando nos estudos individuais, embora também tenha ingressado no Conservatório de Música de Niterói. Por três anos fez aulas de violão clássico e guitarra avançada com músicos daquela região. Com 20 anos de idade já estava compondo, inicialmente músicas do gênero cristão. Em seguida migrou para os estilos que harmonizam com soul, funk e groove, e começou a tocar em bailes e “bandas de garagem”.

“Às vezes a letra nasce de um acorde, noutras acontece de eu acordar com a melodia na cabeça. Então, rapidamente eu faço questão de escrever para não esquecer. Antigamente era comum gravarmos em toca-fitas”. (risos)

O lançamento do CD “Vida Boa”, na quinta-feira, 27, no Teatro Popular, conta com patrocínio master da Academia Ativa Fitness, Centro Educacional de Toledo, Cerveja Artesanal Cascateira, Chagas Shotokan Karatê, Gago´s Emporium, Hipnoterapeuta Andreza Kiffer, Padaria e Confeitaria Laticínios, Sagrada Pele e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras – SindServ-RO. O apoio é da CRM Comunicação Visual, Prefeitura de Rio das Ostras e Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Ingressos antecipados podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Popular, na Academia Ativa Fitness, na loja Artmanha ou na ótica Gerson.

SERVIÇO:

Daniel Floripan

Lançamento do CD “Vida Boa” e Gravação do DVD

27 de junho – Quinta-feira – 20H

Teatro Popular de Rio das Ostras

Avenida Amazonas, S/N – Centro

Classificação Livre

Ingressos antecipados R$20 (Inteira) e R$10 (Meia)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here