Surfista de Búzios conquista o título brasileiro Pro Júnior (sub-20)

 

Nesse domingo (9), o surfista Theo Fresia, de Búzios, conquistou o título brasileiro Pro Júnior-Sub 20. O cenário foi o mesmo de 2016, quando o atleta já havia se destacado, em terceiro lugar, na Praia do Guaraú, em Peruíbe, São Paulo.

Theo faturou o superando três paulistas na final, com Pedro Dib em segundo, Kauê Germano, em terceiro, ambos de São Sebastião, e Giovani Pontes, de Guarujá, em quarto, que competiu com a perna esquerda machucada e chegou a correr o risco de ficar de fora da decisão, ao sair com muita dor e carregado após uma grande performance na semifinal.

Na competição, foram surfistas de sete estados, com R$ 15 mil de premiação, sendo R$ 4 mil ao campeão, além de kits. Com praia cheia e sol, as ondas estavam difíceis, com até 1,5 metros e a arrebentação bem distante, obrigando um esforço a mais dos atletas. Fora do mar, o evento contou com atrativos, como um torneio de frescobol, no sábado, o futmesa, para entreter público e competidores durante os intervalos de disputas, e área vip para os surfistas descansarem e acompanharem as disputas.

Na final, Theo garantiu um grande desempenho, abrindo a bateria com uma nota 7,77 e depois ampliando para tirar 8,93, a maior do evento. Ele somou 16,70, menos de um ponto à frente de Pedro Dib, com 15,80, que também teve uma grande performance, sobretudo do meio da bateria em diante, abrindo com 7,90 e depois repetindo a mesma nota.

“Esse título é recompensa do trabalho duro. Ninguém ganha por acaso”, vibrou o atleta de 20 anos. “Uma honra ter feito final nos dois anos. Mudou muita gente, entraram muitos talentos e uma nova geração chegando forte. Agora cheguei ao ápice do pro júnior aqui no Brasil com esse título. Só tenho de agradecer”, falou.

Theo fez um comparativo do mar com o seu local de treinamento, a Praia de Geribá. “A troca de borda e a leitura são as mesmas. Tem de tentar prever o que vai ter de fazer e já tinha experiência e foi só encaixar e tomar as melhores decisões”, explicou.

Com o título, Theo espera agora um novo impulso na carreira, sobretudo no Circuito Mundial QS e já planeja novas metas.

“Estou correndo atrás há mais de dez anos e o próximo passo é tentar ficar entre os 100 melhores do Mundo, para chegar às etapas prime. Vamos trabalhar duro, fazer as coisas certas, viver bem, respeitar o próximo”, afirmou Théo, que levou um banho de TNT Energy Drink dos companheiros de pódio.

O surfista ainda compete no próximo sábado (15) o Campeonato Paulista Profissional e retorna à Búzios, onde será recebido com uma coletiva de imprensa, na segunda (17).

Resultados

1 Théo Fresia (RJ)

3 Kauê Germano (SP)

4 Giovani Pontes (SP)

5 Kim Matheus (SP)

5 Léo Guimarães (SP)

7 Luan Hanada (SP)

7 Hedieferson Júnior (SC)

9 Diego Aguiar (SP)

9 Renan Pulga (SP)

9 Daniel Adisaka (SP)

9 Ayrton Dylan (RJ)

13 Vicente Ferreira (RJ)

13 Pedro Bianchini (SP)

13 Alax Soares (SP)

13 Gustavo Matos (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here