Tubulação se rompe pela 2ª vez no ano e praia de Arraial do Cabo recebe água esverdeada

1
8556

O mar da Prainha, em Arraial do Cabo, recebeu uma água de coloração verde escura na manhã desta quinta-feira, dia 16, vinda da tubulação que se rompeu após a forte chuva desta quarta, dia 15.

O temporal é recente, mas o problema é antigo no município, assim como a indefinição sobre quem é o responsável pelo problema ou pela solução. Esta é a segunda vez no ano que o mar da Prainha recebe a água escura. A poluição nas praias da cidade é tema de um inquérito aberto no início do ano pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

A tubulação que se rompeu por conta do grande volume de água faz parte do sistema de drenagem de Arraial do Cabo, que é de responsabilidade da prefeitura. Porém, o município afirma que a Prolagos, concessionária de água e esgoto, não cumpriu o prazo, que venceu em 2018, da entrega das obras do cinturão.

A intervenção na rede coletora de esgoto, segundo a prefeitura, evitaria os casos de despejo de água poluída na Prainha, que também foi registrado em janeiro de 2019.

Por meio de nota, a concessionária disse que a previsão é que a obra do cinturão seja concluída até o final do primeiro semestre deste ano.

Também por meio de nota enviada nesta quinta-feira, a Prefeitura de Arraial do Cabo informou que a tubulação que novamente se rompeu na Avenida da Liberdade já foi consertada pela Secretaria de Serviços Públicos.

O município disse ainda que a água de coloração verde vem do parque público e que é assim por conta do limo.

A Prolagos acrescentou que em período de chuva intensa, o volume da água de chuva aumenta e parte extrapola para os recursos hídricos. Essa reação é característica do modelo coleta em tempo seco.

A concessionária reforçou que, mesmo em períodos de chuva, o sistema de esgotamento sanitário permanece operando, bombeando as “contribuições” para a estação de tratamento de esgoto.

1 COMMENT

  1. Sobre a Prainha galera do poder público tem que ser mais cobrado sobre águas contaminadas no mar .

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here