Usuários do CAPS de São Pedro da Aldeia participam de passeio de barco em Búzios

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Pedro da Aldeia participaram de um passeio de barco pelas praias de Armação dos Búzios. A iniciativa foi oferecida pela Secretaria de Turismo da cidade e marcou a primeira atividade externa do grupo no ano de 2019. Ao todo, 15 pacientes e quatro técnicos da unidade participaram da ação. O local foi escolhido pelos próprios usuários em conjunto com os profissionais do CAPS.

Segundo a terapeuta ocupacional da unidade, Priscilla Santos, a proposta para 2019 é promover atividades externas com os usuários a cada dois meses. “O CAPS vem para a reinserção social do sujeito com transtorno e, com as atividades externas, nós conseguimos trabalhar, de fato, esse sujeito na sociedade. A escolha de visitar Búzios foi feita em conjunto e nós saímos, na verdade, com a programação de um passeio à praia e fomos contemplados com um passeio de barco. É importante pensarmos na questão intermunicipal, de sair um pouco do CAPS e do município em si. Essa ação abriu caminho para o município de Búzios fazer parceria e trazer os usuários de lá também”, salientou a profissional, que acompanhou o grupo durante o passeio.

A diretora do Programa Municipal de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, destacou a parceria da Secretaria de Educação aldeense durante o passeio. Na ocasião, o grupo contou com o suporte do setor de Transporte, que realizou o deslocamento dos usuários até o município vizinho com o apoio de dois monitores. Rosemary agradeceu, ainda, à Secretaria de Turismo de Búzios pelo passeio oferecido.

Para Márcia Regina da Silva, também terapeuta ocupacional do CAPS, o destaque da atividade foi a interação dos usuários com o grupo que estava fazendo o passeio e os funcionários da escuna. “Nós gostamos muito e os pacientes também. O passeio não foi exclusivo para os nossos usuários, então tinham turistas de outros estados, e até países, no barco e eles interagiram muito bem com todos. A gente costuma sair com alguns pacientes e algumas pessoas ainda têm aquele olhar diferente, de separação, mas nesse barco todo mundo interagiu e participou, foi muito bacana”, afirmou.

O CAPS de São Pedro da Aldeia foi o primeiro dispositivo inaugurado na Baixada Litorânea e visa acolher pacientes com transtornos mentais graves e persistentes de forma intensiva ou em situações de crise psiquiátrica. As atividades externas são consideradas essenciais para o trabalho de ressocialização realizado pela unidade.

Um dos usuários que participaram da atividade externa foi Paulo Alves, que falou animado sobre o passeio. “O passeio foi tranquilo e não teve problema nenhum, saímos no horário certo. Foi tudo muito bom porque nos animamos e curtimos muito, os turistas foram bastante legais. Participo de todas as atividades do CAPS e estou animado para a próxima”, comentou.

O Centro de Atenção Psicossocial de São Pedro da Aldeia funciona ao lado do Pronto-Socorro Municipal, na Rua Waldir Lobo, s/nº, de segunda a sexta-feira. O dispositivo trabalha de forma intersetorial, em rede com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o Ministério Público e diferentes dispositivos da própria Secretaria de Saúde, entre outras instituições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here