Usuários do CAPS de São Pedro da Aldeia participam de passeio de barco em Búzios

0
288

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Pedro da Aldeia participaram de um passeio de barco pelas praias de Armação dos Búzios. A iniciativa foi oferecida pela Secretaria de Turismo da cidade e marcou a primeira atividade externa do grupo no ano de 2019. Ao todo, 15 pacientes e quatro técnicos da unidade participaram da ação. O local foi escolhido pelos próprios usuários em conjunto com os profissionais do CAPS.

Segundo a terapeuta ocupacional da unidade, Priscilla Santos, a proposta para 2019 é promover atividades externas com os usuários a cada dois meses. “O CAPS vem para a reinserção social do sujeito com transtorno e, com as atividades externas, nós conseguimos trabalhar, de fato, esse sujeito na sociedade. A escolha de visitar Búzios foi feita em conjunto e nós saímos, na verdade, com a programação de um passeio à praia e fomos contemplados com um passeio de barco. É importante pensarmos na questão intermunicipal, de sair um pouco do CAPS e do município em si. Essa ação abriu caminho para o município de Búzios fazer parceria e trazer os usuários de lá também”, salientou a profissional, que acompanhou o grupo durante o passeio.

A diretora do Programa Municipal de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, destacou a parceria da Secretaria de Educação aldeense durante o passeio. Na ocasião, o grupo contou com o suporte do setor de Transporte, que realizou o deslocamento dos usuários até o município vizinho com o apoio de dois monitores. Rosemary agradeceu, ainda, à Secretaria de Turismo de Búzios pelo passeio oferecido.

Para Márcia Regina da Silva, também terapeuta ocupacional do CAPS, o destaque da atividade foi a interação dos usuários com o grupo que estava fazendo o passeio e os funcionários da escuna. “Nós gostamos muito e os pacientes também. O passeio não foi exclusivo para os nossos usuários, então tinham turistas de outros estados, e até países, no barco e eles interagiram muito bem com todos. A gente costuma sair com alguns pacientes e algumas pessoas ainda têm aquele olhar diferente, de separação, mas nesse barco todo mundo interagiu e participou, foi muito bacana”, afirmou.

O CAPS de São Pedro da Aldeia foi o primeiro dispositivo inaugurado na Baixada Litorânea e visa acolher pacientes com transtornos mentais graves e persistentes de forma intensiva ou em situações de crise psiquiátrica. As atividades externas são consideradas essenciais para o trabalho de ressocialização realizado pela unidade.

Um dos usuários que participaram da atividade externa foi Paulo Alves, que falou animado sobre o passeio. “O passeio foi tranquilo e não teve problema nenhum, saímos no horário certo. Foi tudo muito bom porque nos animamos e curtimos muito, os turistas foram bastante legais. Participo de todas as atividades do CAPS e estou animado para a próxima”, comentou.

O Centro de Atenção Psicossocial de São Pedro da Aldeia funciona ao lado do Pronto-Socorro Municipal, na Rua Waldir Lobo, s/nº, de segunda a sexta-feira. O dispositivo trabalha de forma intersetorial, em rede com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o Ministério Público e diferentes dispositivos da própria Secretaria de Saúde, entre outras instituições.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here