Arraial do Cabo vai comemorar o “Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”

0
150

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Saúde, através da Consultoria Geral de Longevidade e Envelhecimento Humano (ConLongEH), realiza, nesta sexta-feira, dia 14, atividades para lembrar o “Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”, na Praça do Guarani das 9h às 12h.

Na ocasião, a equipe técnica da saúde recebe a população para falar sobre as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas voltadas à atenção da pessoa idosa. Haverá um painel informando sobre as formas de violência que constam do Estatuto do Idoso e rodas de conversa sobre Envelhecimento Ativo, Longevidade, entre outras. Também serão realizadas atividades físicas de alongamento e consciência corporal, durante a manhã, e aferição da pressão arterial e taxas de glicose para quem participar do evento.

O evento contará ainda com a participação da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos; do Conselho Municipal da Pessoa Idosa em Arraial do Cabo; e da Coordenação de Saúde do Idoso, ligada ao Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, será distribuído um material informativo que explica os diferentes tipos de violência às quais os idosos estão sujeitos.

“O objetivo do evento é informar e sensibilizar a sociedade sobre os direitos das pessoas idosas e a importância da denúncia. Além disso, estabelecer estratégias de ações preventivas para o combate aos maus tratos sofridos pela população idosa no município. Não estamos falando aqui só de violência física, mas também da humilhação, da violência psicológica, da autonegligência, do abandono e negligência pela família, e até mesmo pelo Estado; do abuso financeiro e econômico e até mesmo da violência sexual”, explica a consultora Cristiane Fernandes, da ConLongEH.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here