Cabo Frio é a 6ª cidade da Região Sudeste com acervo de livros raros

Cabo Frio é a 6ª da Região Sudeste a possuir livros raros, com avaliação positiva do Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR), órgão do Sistema Nacional de Bibliotecas que protege essas obras. Elas estão abrigadas na Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira. São mais de 300 delas, incluindo títulos do século XIX, listadas em um parecer técnico.

A biblioteca conta com cerca de 13.000 títulos. Em 2010, o prédio foi tombado com todo o acervo, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e publicado em decreto em 2011. Ela funciona no andar inferior do Solar dos Massa, Praça Don Pedro, nº 47, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e é coordenada pela gestora Zuleika Crespo.

“Estivemos durante um tempo em um espaço alugado, enquanto do prédio sede passava por reformas. Durante o governo do prefeito Dr. Adriano, retornamos ao Solar dos Massa, espaço construído para abrigar de forma adequada o acervo”, explicou Zuleika.

Todos os títulos são organizados por gênero e estão disponíveis aos cerca de 3.500 leitores cadastrados, que têm a opção de levar os livros para casa e devolver em um prazo determinado ou ler no próprio espaço, exceto as obras raras, disponíveis apenas para pesquisadores.

Para ter acesso ao acervo da biblioteca basta fazer um cadastro no local, com documentos pessoais, comprovante de residência e duas fotos.

A biblioteca realiza parcerias com as demais secretarias oferecendo uma programação variada de cursos e palestras, além de visitas guiadas. O espaço recebe também doações de livros do Sistema Estadual e Nacional, de pesquisadores e também da população, mantendo o acervo atualizado e atraente ao público leitor.

Todas às quartas-feiras, a Academia Cabofriense de Letras (ACL) se reúne às 15h para uma oficina literária, conduzida pelo presidente, Rodrigo Poeta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here