Cabo Frio terá tradicional confecção de tapetes de sal

Nesta quinta-feira (20), data que a Igreja Católica celebra Corpus Christi, acontece a tradicional confecção de tapetes de sal. Oito toneladas de sal serão utilizadas em 45 tapetes, que serão feitos em frente à Matriz Histórica de Nossa Senhora da Assunção, passando pela Praça Dom Pedro e retornam à matriz. Os trabalhos começam às 7h.
Por isso, entre 5h30 às 21h, haverá inversão de trânsito nas ruas José Waltz Filho, Santos Dumont, Francisco Mendes com Raul Veiga. Também será feito um desvio de trânsito da Avenida Assunção para Travessa Maçônica sentido Boulevard. O estacionamento no lado esquerdo do Boulevard Canal vai ficar restrito no mesmo horário.

Agentes da Coordenadoria de Posturas e Guardas Civis Municipais vão atuar na prevenção de vandalismo e na preservação do patrimônio público, evitando brincadeiras que envolvam tintas utilizadas para colorir o sal. O Conselho Tutelar também vai acompanhar todo o evento.

A procissão, marcada para às 18h, terá inicio em frente à Igreja Matriz Auxiliar, na Rua Treze de Novembro, seguindo pela Avenida Assunção e retorna para a Igreja. O trânsito nas Ruas Treze de Novembro e José Bonifácio será interrompido entre 17h30 e 0h.

“Os tapetes que são preparados para a Procissão de Corpus Christi têm um bonito significado, pois querem dizer que o homem reconhece a dignidade de Jesus, reconhece sua presença real na Eucaristia. E por isso, semelhantes aos contemporâneos de Jesus, que estenderam ramos para recebê-lo, nós fazemos tapetes de sal, de flores e, de outros materiais, para que Jesus “caminhe” conosco: por nossa cidade, por nossas ruas, mas sobretudo em nossas vidas. Assim como preparamos os tapetes, preparemos os corações para receber Aquele que merece toda honra e toda Glória!”, comemora o padre Marcelo Chelles.

Programação completa:

– Terça (18) e quarta-feira (19), às 19h – Adoração ao Santíssimo e Santas Missas

– Quinta-feira (20) – 7h – confecção dos tapetes de sal
17h – Santa Missa na Praça Porto Rocha
18h – Procissão

-Sexta-feira (21) – Missa às 7h30min e 19h na Matriz Auxiliar, no pátio paroquial barracas com comidas típicas e música ao vivo.

-Sábado (22) – Missa às 19h e logo após música ao vivo nos festejos externos.

– Domingo (23) – Santa Missa às 10h30 seguida de almoço
Santa Missa às 18h e 20h.

Confira o esquema de trânsito:

Dia 21
Interdição no bairro São Cristóvão – Entre 6h e 12h
– Rua Visconde do Rio Branco
– Av. Lecy Gomes da Costa
– Rua Marques de Olinda com Lecy Gomes da Costa
– Rua Independência com Lecy Gomes da Costa
– Rua Almirante Tamandaré com Lecy Gomes da Costa

Interdição em Tamoios – Entre 8h e 13h
– Interdição do trânsito nas Ruas Torre Eiffel (em frente à Igreja Matriz) e Bela
Vista. O local volta a ser interditado entre 18h e 20h para a Procissão

Dia 22 – Entre 17h30 e 0h
– Interdição no trânsito da Rua 13 de Novembro e Rua José Bonifácio
Dia 23 – Entre 10h e 16h
– Interdição no trânsito da Rua 13 de Novembro e Rua José Bonifácio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here