Encontro em São Pedro da Aldeia monitora ações do programa “Cidades Empreendedoras”

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia recebeu na segunda-feira (05) a visita do consultor especialista em compras públicas do Sebrae/RJ, André Netto, para o monitoramento de ações planejadas durante o programa “Cidades Empreendedoras”. O encontro contou com a participação do secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira Barreto, do diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos, e de representantes do setor de Compras e Licitação. O município aldeense foi escolhido pelo Sebrae para representar a Região dos Lagos na primeira edição do Programa, realizada em 2017.

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos, os horizontes são promissores, apesar dos desafios. “Os agentes de desenvolvimento do município, temos cinco ao todo e eu sou um deles, têm um trabalho contínuo de capacitação e conscientização no sentido de fazer com que os pequenos empreendedores percebam que eles também são peças importantes no desenvolvimento da cidade. Nosso foco é fazer com que as compras públicas movimentem o comércio local”, disse.

Na oportunidade, foi verificado o andamento das atividades planejadas para compras e licitações voltadas aos pequenos negócios. A reunião técnica discutiu ainda os desafios encontrados no processo, sugestões e metas, contratação de micro e pequena empresa, Plano de Compras e questões de planejamento.

O consultor especialista em compras públicas do Sebrae/RJ, André Netto, falou sobre o objetivo da reunião. “Estamos passando nos municípios que participaram do programa no ano passado para fazer esse monitoramento, verificando se essa participação dos empresários locais aumentou. O Sebrae sempre faz esse acompanhamento, nós trabalhamos no município e, de ano em ano, buscamos saber se teve um crescimento, quais são as dificuldades”, comentou.

A primeira edição do “Cidades Empreendedoras” contou com a participação de 11 cidades do Rio de Janeiro e funcionou em formato de game. Dentre as diversas ações realizadas ao longo da execução do programa em São Pedro da Aldeia, é possível destacar a atualização da Lei Geral, a fiscalização unificada, o serviço de alvará online e a otimização da Sala do Empreendedor, além da parceria entre as Secretarias de Educação e Agricultura em prol da inserção de produtos da agricultura familiar na merenda escolar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here