Horto Municipal de São Pedro da Aldeia produz três mil mudas de árvores nativas e frutíferas

Cerca de três mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e frutíferas foram produzidas pela Secretaria de Agricultura de São Pedro da Aldeia nos últimos três meses. O objetivo é incentivar a arborização da cidade, o que contribui para a reestruturação do ecossistema, não erosão do solo e para a proteção dos recursos hídricos, dentre outros aspectos ambientais. A distribuição das plantas ocorre na sede do Horto Escola Municipal, onde duas mudas são disponibilizadas por pessoa. 

Desse total produzido, 900 já foram entregues à população na sede do espaço e durante ações desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Foram cultivadas e distribuídas, até o momento, mudas das espécies Aroeira, Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Jabuticabeira, mini Palmeira Imperial e Pitangueira. A previsão é que 10 mil mudas sejam criadas pela pasta em um período de seis meses. 

“A ideia é impulsionar a recuperação da biodiversidade do nosso município. O reflorestamento de áreas mais afastadas e a arborização da área urbana contribuem muito para a preservação da fauna, por exemplo”, explicou o secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro. 

O projeto de doação de mudas é permanente. Com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área verde, o Horto Escola funciona na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O atendimento ao público ocorre das 8h30 às 17h. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here