Laudo não aponta poluição em área da Lagoa de Araruama que foi tomada por espuma

1
625

O laudo do material coletado da espuma que apareceu na Lagoa de Araruama na última semana, no distrito de Praia Seca, em Araruama, não aponta poluição, segundo a Prefeitura. O resultado saiu nesta quarta-feira (17).

Segundo a Prefeitura de Araruama, as análises não indicam riscos para a vida marinha ou para os seres humanos. Além disso, não houve registro de mortandade de peixes.

No dia 11 de julho, moradores registraram um fenômeno que encobriu a lagoa com espumas. Na ocasião, o município informou que se tratava do resultado de uma mudança climática.

De acordo com a Prefeitura de Araruama, as amostras foram coletadas pelo Laboratório MH Análises Ambientais.

De acordo com Maria Helena Campos Baeta Neves, bióloga responsável pelo laudo, os resultados mostram que o surgimento da espuma foi causado pela decomposição de algas, o que provocou um aumento de matéria orgânica.

Ainda segundo a Prefeitura, as algas são as principais fontes de matéria orgânica na água para formação de espumas espessas.

“Quando acontecem grandes florações de algas, elas liberam na água grandes quantidades de matéria em decomposição. Com a agitação das ondas, essa matéria orgânica acaba formando a espuma branca”, informou.

O município acrescentou ainda que o aparecimento da espuma é associado a fenômenos oceanográficos, como ventos, ondas e ressacas.

1 COMMENT

  1. É as algas são decorrentes das decomposição orgânica, esgoto, poluição !
    Os organismos autotróficos, ou autótrofos, podem ser definidos como seres que são capazes de sintetizar seu próprio alimento, ou seja, são capazes de utilizar material inorgânico para sintetizar material orgânico. Entre os organismos que possuem nutrição autotrófica, podemos citar os vegetais, algas, cianobactérias e algumas espécies de bactérias e protistas.
    Antes na década de 90 , não era despejados esgotos ou efluentes, não existia, algas e tam pouco um exagero de espuma!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here