“Asteroides: viajantes cósmicos” é tema de palestra no Mart, em Cabo Frio

0
295

Cabo Frio está na rota internacional dos eventos científicos e de astronomia. Quem garante isso é Marcelo Fernandes, coordenador do projeto “Astronomia no Museu”, que acontece bimensalmente, há dois anos, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart). A edição deste mês de abril que acontecerá nesta sexta-feira (13), às 18h, será especial: ela vai celebrar o “Asteroid Day Brasil 2018” em todo o estado do Rio de Janeiro. Faz parte da programação a palestra “Asteroides: viajantes cósmicos”, ministrada pelo astrônomo do Planetário da Gávea, Naelton Araujo, e observação de astros. O evento é gratuito e aberto ao público.

Este é o terceiro ano do movimento “Asteroid Day Brasil”, um evento de cunho internacional com o apoio da ONU e diversas entidades internacionais de pesquisa do espaço e Astronomia, dentre elas a NASA (agência espacial dos Estados Unidos) e ESA (Agência Espacial Européia). Foi criado por um grupo encabeçado pelo astrofísico Brian May, guitarrista da banda de rock Queen.

Além de coordenador do projeto “Astronomia no Museu”, Marcelo Fernandes também é coordenador “Asteroid Day Brasil 2018” para todo o estado do Rio de Janeiro. “A programação é anual e traz discussões sobre a temática dos asteroides, suas origens, tipos, categoria, história, pesquisa, nomenclatura, e tudo sobre as pesquisas desses corpos celestes e sua importância e influência no sistema solar, e nossa vida aqui na terra. Acontece em várias partes do mundo em dias diferentes”, explicou.

O astrônomo ainda lembrou que o Dia do Asteroide é comemorado em 30 de junho, porque nessa data, em 1908, na Sibéria, aconteceu a mais brutal e impactante queda de asteroide que se tem conhecimento. O projeto Astronomia no Museu vai iniciar a celebração no dia 13, mas outro evento está programado para junho.

Marcelo comemora a consolidação de Cabo Frio como um polo de divulgação internacional. “Inauguramos o turismo científico e astronômico na região, fundamental na diversificação do público turístico e uma opção de lazer, cultura e entretenimento para a população local e das cidades vizinhas”.

A palestra “Asteroides: viajantes cósmicos”, fala sobre a composição do Sistema Solar. Segundo o palestrante, Naelton Araújo, “o Sistema Solar é composto do Sol, que concentra cerca de 90% da massa, e uma quantidade enorme de astros menores sem luz própria: planetas, planetas-anões, asteroides e cometas. Dentro desse contexto será possível aprender sobre os astros e tirar dúvidas sobre o assunto”.

O palestrante Naelton Araújo é astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, do Planetário da Gávea e mestre em Educação, Gestão e Difusão em Ciências. Também é curador do Cineclube SciFi e idealizador do Encontro Nacional de Astronomia (ENAST). Naelton foi operador de satélites por 10 na Embratel e atualmente compõe a equipe do Podcast SciCast. Possui especialização em Radioastronomia e experiência em Mecânica Celeste, História da Astronáutica e Ficção Científica.

Cada encontro do projeto “Astronomia no Museu” é uma palestra diferente ministrada por grandes nomes da área científica, e sempre após as discussões, quando as condições meteorológicas permitem, o público segue para observação de astros em evidência por trás das lentes do telescópio, disponibilizado pela organização do evento. O evento é realizado pela Rede Rio Astronomia em parceria com a Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e o Mart.

O Mart fica localizado no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio. A Rede Rio Astronomia disponibiliza o telefone (22) 99914-3052 para outras informações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here