Confira os postos de vacinação da Região dos Lagos no ‘Dia D’ contra Pólio e Sarampo neste sábado

0
381

 

No próximo sábado, dia 18, o Estado do Rio de Janeiro participa do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e o Sarampo.

Cabo Frio

Em Cabo Frio, a ação vai contar com 17 polos de atendimento, que vão funcionar das 9h às 17h. A meta é vacinar 10.662 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias em cada doença, ou seja, 95% do público-alvo. É necessário levar a caderneta de vacinação da criança para tomar a dose. Há 20 anos o município não apresenta nenhum caso de ambas as doenças.

As unidades polo para vacinação serão o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC); os Esf’s Manoel Corrêa, Jardim Caiçara, Itajuru, Jacaré, Tangará, Boca do Mato, Maria Joaquina, Samburá, Monte Alegre e Peró; UBS da Praia do Siqueira; Hospital do Jardim; PS de Unamar; PAM de Santo Antônio, Esf Florestinha e Angelim.

“A vacina é importante porque mantém o bloqueio vacinal, já que temos registros dessas doenças no país. É importante mantermos a cobertura alta. Os pais têm a grande responsabilidade de conduzirem suas crianças para tomar a vacina e, assim, mantê-las protegidas”, destacou o médico Beto Nogueira, superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Os menores de 5 anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

 

Arraial do Cabo

A expectativa da Secretaria de Saúde, é vacinar 95% das 1.447 crianças que estão dentro do público alvo.

A campanha de vacinação contra o sarampo, poliomielite e rubéola começou dia 6 de agosto e se prolonga até o dia 31 do mesmo mês. As vacinas são aplicadas em 6 unidades de saúde e também no HGAC. De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, ao todo 55 profissionais da saúde estarão envolvidos no processo, que conta com o apoio de 2 veículos, para auxiliar na locomoção dos agentes.Locais de vacinação:
HGAC, PSF da Prainha I, PSF de Monte Alto, PSF de Figueira, PSF da Cabocla, PSF da Boa Vista e PSF do Sabiá.

 

São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover neste sábado (18), das 8h às 13h, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A mobilização ocorrerá nas Unidades de Saúde do município, com exceção da UBS Centro/Mossoró. Os moradores da localidade serão referenciados para a Sala de Vacinas, no Centro, e a UBS Porto da Aldeia. O Dia D vai imunizar apenas crianças de um ano a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal, com exceção daquelas que foram imunizadas nos últimos 30 dias.

 

Búzios

Em Búzios a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, na Policlínica de Manguinhos e na Policlínica de Vila Verde, das 8h às 17h.

Devem ser vacinadas todas as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade. É fundamental que todas as crianças compareçam com suas cadernetas de vacinação, independentemente da sua situação vacinal.

A Campanha Nacional de Vacinação iniciou no último dia 6 e vai até o dia 31 de agosto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here