Cras de Cabo Frio tem inscrições abertas para oficina de capoeira

0
230

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão com inscrições abertas para oficinas de capoeira. As aulas são gratuitas, assim como as inscrições e são oferecidas em cinco polos: Botafogo, Jardim Esperança, Manoel Corrêa, Monte Alegre e Praia do Siqueira. As turmas são mistas mistas e divididas por faixa etária – dos 7 aos 14 anos e dos 15 aos 18.

Dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a capoeira é utilizada como veículo de socialização. Os facilitadores empregam metodologias diferenciadas para cada faixa etária, com realização de rodas de conversa e dinâmicas para desenvolvimento e esclarecimentos de diversos temas: “Quando formamos uma roda de capoeira com os jovens, trabalhamos dança, musicalidade, luta, canto, confecção de instrumentos, expressão corporal, além de socialização, fortalecimento de vínculos familiares e de amizade. A capoeira é considerada uma arte que engloba várias artes e tem grande importância também no social, avalia o facilitador Leonardo Rosa.

Cada oficina da expressão cultural que mistura arte marcial, cultura popular, esporte e música reúne dezenas participantes. “Nossa oficina de capoeira funciona com aproximadamente 40 alunos e a turma está crescendo. Nos Cras, os jovens são sempre bem-vindos”, observa Luciana Jordes Ávila Ayres, coordenadora da unidade do bairro Manoel Corrêa onde as aulas são ministradas na quadra do CIEP 150 – Professora Amélia Ferreira dos Santos Gabina. A utilização do espaço tem motivação especial: “Geralmente levamos as crianças para o CIEP, pois estamos fazendo um trabalho de conscientização para ocupar e cuidar dos espaços públicos” explica Luciana.

As inscrições são feitas na própria unidade. O responsável deve se dirigir à unidade mais próxima de sua casa e que ofereça a oficina com documentos pessoais da criança ou do adolescente. Os Cras de Cabo Frio funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here