Direitos da mulher foi tema debatido com as idosas atendidas pela LBV de Cabo Frio

Na Legião da Boa Vontade, os jovens da melhor idade têm a oportunidade de renovar seus laços de amizade, participar de atividades diversas e, ainda, ter informações sobre assuntos importantes, como seus direitos.

No programa Vida Plena, voltado para os idosos, a LBV estimula a interação, oferece acompanhamento de uma equipe especializada, além de proporcionar momentos de convivência e de lazer, onde todos podem trocar experiências e serem ouvidos.

Por isso, no último dia 18 de abril, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Cabo Frio, promoveu uma Palestra com o tema: “Os Direitos da Mulher, Direito à igualdade e estar livre de todas as formas de discriminação (Direito ao Trabalho/ Licença Maternidade/ Preconceito racial e religiosa), instituído pela ONU.

O encontro foi feito pela assistente social da Instituição, Jackeline Medina e foi direcionado às senhoras que participam do programa Vida Plena e demais atendidos. A assistente social da LBV, explica: “estamos desenvolvendo o tema Os direitos da mulher, começamos no dia das mulheres para entenderem o significado do dia 8 de março. De acordo com a ONU, em 1975 foram declarados 12 direitos da mulher e cada mês debatemos cada um. Por serem mulheres e idosas, trabalhamos com ela o que de fato, é direito. O índice de idosas é muito maior do que dos homens. Direito à vida, de não ser discriminada, ter direito à saúde, à educação, tudo é trabalhado no grupo, em parceria com a Universidade Estácio de Sá. A prevenção de doenças, a conquista dos direitos para que alcancem a autonomia. Isso tem trazido pra vida delas, um crescimento, resgatando histórias de vidas importantes”.

Maria dos Anjos Lima da Cruz, de 65 anos, do programa Vida Plena, provou que aprendeu bastante sobre seus direitos: “nós aqui, na LBV aprendemos tudo. Nesse mês, estamos estudando sobre os direitos da mulher. O primeiro direito é o direito à vida, temos direito de viver bem, viver feliz. Segundo: direito à liberdade e segurança pessoal, temos também direito de liberdade de pensamento, porque o que pensamos, se pudermos iremos realizar. Direito à informação, mesmo tendo 80, 90 anos, a LBV nos ensina essas coisas em cada dia que viermos aqui e tantos outros que aprendemos com a LBV. Com o tema de hoje, não aceitamos mais discriminação, pois todos somos iguais”, concluiu.

Em todas as ações empreendidas pela LBV, a preocupação com o bem-estar e com a qualidade de vida estão presentes.

Em Cabo Frio, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Joaquim Nogueira, 772 – São Cristóvão. Para outras informações, ligue: (22) 2648-9000.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here