Mart, em Cabo Frio, divulga programação para o mês de abril

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio está com uma agenda recheada para este mês de abril. Entre as atividades estão palestra, observação de astros, música, feira agroecológica e exposições. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

A programação começa no próximo dia 13 (sexta-feira), às 18h, com mais uma edição do projeto “Astronomia no Museu”, realizado pela Rede Rio Astronomia em parceria com a Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro e o Mart. A palestra da noite será “Asteroides: viajantes cósmico”, ministrada pelo Naelton Araújo, inaugurando o “Asteroid Day Brasil 2018” para todo o estado do Rio de Janeiro.

Segundo Marcelo Fernandes, coordenador do projeto “Astronomia no Museu” e do “Asteroid Day Brasil 2018” para todo o estado do Rio de Janeiro, a celebração do dia do asteróide no Brasil foi criado em 2015 por um grupo encabeçado pelo astrofísico Brian May. “É um evento internacional com o apoio da ONU e diversas entidades internacionais de pesquisa do espaço e Astronomia, dentre elas a NASA (agência espacial dos Estados Unidos) e ESA (Agência Espacial Européia). A programação é anual e traz discussões sobre a temática dos asteroides, suas origens, tipos, categoria, história, pesquisa, nomenclatura, e tudo sobre as pesquisas desses corpos celestes e sua importância e influência no sistema solar e nossa vida aqui na terra”, explicou.

Após a palestra, a partir das 19h, o público poderá participar da observação dos astros em evidência. Como todas as observações com telescópios dependem das condições de visibilidade e meteorológicas, é preciso ficar atento página do Mart no Facebook, para qualquer eventual cancelamento. A Rede Rio Astronomia também disponibiliza o telefone (22) 9.9239-7792 para mais informações.

Para o dia 26, às 19h30h, a programação prevê Música no Convento com apresentação de Kéren-Hapuk. A cantora, compositora e atriz cabo-friense apresenta “Imensidão”, repertório de músicas autorais inspiradas na natureza de Cabo Frio, com poéticas reflexivas, femininas, que contemplam a imensidão do mar. Mais que um show, um encontro íntimo sonoro.

No dia 28, a partir das 15h, os produtores agro familiares da região vão participar da Feira Agroecológica do Convento, com alimentos saudáveis, além de cerveja artesanal, gastronomia e atividades culturais. Também terá roda de dança com o Grupo Griot.

Quem gosta de música pode participar de ensaios do Coral Despertar Alegria de Viver, sob regência do Maestro Francisco Silguero. Os ensaios acontecem todas às terças e sextas-feiras, a partir das 15h. Às segundas-feiras, a partir das 15 horas, tem ensaios do Coletivo Gira-sol de Danças Circulares, sob a coordenação da psicopedagoga, arteterapeuta e focalizadora Elvi Vasconcelos. Além de assistir aos ensaios, o público também pode participar de danças para energizar os chacras, danças para a saúde psíquica através das cores e danças do Sagrado Feminino e Masculino. A programação acontece nos jardins internos do Mart.

Durante todo o mês de abril o público também poderá conferir exposições que estão abertas a visitação, como a mostra temporária “Viva Santos Reis”, do antropólogo Daniel Arrebola em parceria com fotógrafos regionais. Ela traz diversos objetos das Folias de Reis da região sudeste reunidos durante anos de pesquisa. A exposição mostra imagens de diversos grupos, destacando suas diferenças regionais, e inúmeros objetos, indumentárias, máscaras, bandeiras e instrumentos das Folias. A Região dos Lagos está representada na exposição pela Folia de Reis de São Cristóvão, Estrela do Oriente de Arraial do Cabo e Estrela Dalva Praia do Siqueira. Além disso, o próprio convento franciscano, construído no século XVII e considerado um dos marcos da arquitetura religiosa do período colonial, estará aberto para quem quiser mergulhar na história do local.

O Mart funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 14h às 18h. O agendamento de visitas escolares mediadas deve ser feito na Divisão Educativa por meio do telefone (22) 2646-7340 ou pelo e-mail: mart@museus.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here