Prêmio Dandara Guerreira acontece nesta sexta-feira em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação de Mulheres Afrodescendentes Nair de Souza (AMANS) e o Movimento Negro de São Pedro da Aldeia promovem nesta sexta-feira (27) a quarta edição do Prêmio Dandara Guerreira. O evento acontece na Escola Municipal Profª Mirian Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, às 19h.

Organizado pela Diretoria de Igualdade Racial, Políticas Públicas e Promoção de Igualdade Racial (DIPPPIR), o prêmio vai homenagear 20 personalidades femininas negras do município e da região que contribuíram para a manutenção, valorização e difusão das tradições e da cultura afro-brasileira. Na ocasião, a história de vidas dessas mulheres será contada. O evento também contará com exposição de artesãs locais.

O diretor de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial do município, professor Sérgio Rodrigues, falou sobre a iniciativa. “O prêmio Dandara Guerreira é importante, pois mostra que já existe uma política de afirmação que faz com que a mulher negra ganhe mais notoriedade. A mulher negra tem que ter esse espaço e valor. O prêmio traz em São Pedro da Aldeia a possibilidade de dar visibilidade a essas negras anônimas, que tanto trabalham para o crescimento de nosso município, mesmo que seja no brilhante trato com suas famílias, comunidades e bairros. Nada mais justo do que essas mulheres serem exaltadas, que tenham um momento em que possamos falar com elas sobre negritude e fazer com que despertem o desejo de estar na luta da igualdade racial”, disse.

O prêmio Dandara Guerreira é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado em dia 25 de julho. Durante a premiação, todas as mulheres homenageadas receberão certificados.

A Escola Municipal Professora Mirian Alves de Macedo Guimarães está localizada na Rodovia RJ 140 – km 21, bairro Fluminense.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here