O SOMBRA: Tudo sobre a política da Região dos Lagos nesta quarta-feira, dia 31

0
106

Iguaba Grande

O vereador Paulo Rito, de Iguaba Grande, foi entrevistado no programa Bom Dia Litoral, desta quarta-feira (31). Rito disse que não é polêmico e que preferiu se afastar da Câmara na ocasião da eleição da mesa diretora, para não provocar desgaste na relação política com o prefeito Vantoil Martins, de quem disse ser muito amigo. Agora na secretaria da Pessoa Idosa, Rito afirmou que não poderia rejeitar a convocação do amigo prefeito.

Cabo Frio

O presidente do TRE, desembargador João Ziraldo Maia já encaminhou ofício ao juiz eleitoral de Cabo Frio, Vinícius Marcondes de Araújo, determinando as providências cabíveis, especialmente à comunicação da Câmara, da decisão do Tribunal que manteve a cassação do mandato dos vereadores Vinícius Corrêa e Vanderson Bento.

O presidente do TRE lembra que além de cassar os dois vereadores por fraude a cota de gênero, a setença determinou a retotalização dos votos das eleições de 2020 para a Câmara Municipal, com o recalculo do coeficiente partidário. Os suplentes Átila da Ótica e Ruy França devem assumir. João Ziraldo Maia informa, ainda no ofício, que foram julgados improcedentes os pedidos de cassação dos mandatos de Caroline Midori, Leonardo Mendes, Davi Souza e Oséias Couto. A assessoria da Câmara informou que até o fim do expediente de ontem, presidente da casa, Miguel Alencar, ainda não tinha sido notificado pela justiça eleitoral.

Arraial do Cabo

O pronto-socorro de Figueira, que vai beneficiar os distritos de Arraial do Cabo, está com 62% das obras concluídas. Os atendimentos de emergências no distrito são realizados no Posto de Saúde, que fica na Rua São Januário. Com a separaçãõ das unidades, os atendimentos emergenciais serão aprimorados e não haverá necessidade de encaminhamento para o Hospital Geral, no Centro da cidade, por exemplo, melhorando a qualidade no serviço. A nova unidade contará com clínica médica com várias especialidades, sala de Raio X, Unidade de Pacientes Graves, além de uma sala amarela pediátrica, uma sala de medicamento, sala de gesso, farmácia, consultório odontológico e laboratório. A obra está sendo realizada com recursos próprios do município.

Búzios

Um projeto de lei pretende tornar obrigatória a instalação de bicicletários em agências bancárias; estabelecimentos de ensino público e privado; unidades de saúde; edifícios que abrigam órgãos públicos; e mercados de médio e grande porte em Búzios. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como transporte no município e dar mais segurança e comodidade a quem utiliza esse meio de locomoção. O Projeto de Lei é de autoria do vereador Samuel da Bike e será analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. De acordo com a proposta, as despesas correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, podendo receber medidas de compensação ambiental, contribuições e doações de pessoas físicas ou jurídicas, entidades e organismos de cooperação nacionais ou internacionais.

Saquarema

Saquarema vai ser palco, de quinta à domingo, de mais um Saquá Moto Rock. O encontro de motociclistas promovido pelos Pecadores Moto Clube. A vigésima segunda edição do evento acontece na Praia do Coração, no Centro da cidade. O Saquá Moto Rock vai reunior moto clubes de vários estados do Brasil e contará com uma extensa programação, repleta de expositores, camping com café da manhã, praça de alimentação e shows de rock, com a participação de 17 bandas. Entre elas “Biquini”. Sucesso nos anos 90, a Biquini, anteriormente conhecida como Biquini Cavadão, dona de grandes clássicos do rock nacional, sobe ao palco na sexta-feira, às 00h. A expectativa é que o encontro atraia mais de cinco mil pessoas por dia.

Araruama

A segunda edição do “Araruama Literária” chegou ao fim no último domingo após 3 dias de diversas atrações que se espalharam por toda a Praça Menino João Hélio, no Centro. Entre elas, exposição de livros, oficinas de leitura, personagens infantis que encantaram as crianças, teatro de bonecos, contação de histórias, roda de conversas e, ainda, a participação de escritores de renome nacional, como Thalita Rebouças e o poeta Bráulio Bessa. Toda essa diversidade durante o dia; porque a noite o público se encantou mesmo foram com os shows nacionais.  Subiram ao palco do festival o cantor Toni Garrido (sexta-feira, 26), a banda Ira (sábado, 27) e pra fechar o evento, Os Paralamas do Sucesso levantaram a plateia com sucessos eternizados do rock nacional. O Festival já entrou para o calendário oficial de eventos do município e em 2024 tem mais.

São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia firmou um contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para adesão ao projeto de parceria público-privada (PPP) no setor de iluminação pública. A cidade foi habilitada no chamamento público da CEF em 1º lugar no Estado do Rio de Janeiro e 12º no Brasil. O secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauhes, falou sobre o projeto. “A iniciativa de modernização da iluminação pública, por meio da PPP, possibilitará a substituição das lâmpadas por tecnologia LED, gerando benefícios ambientais e redução significativa na conta de energia do município nos primeiros anos de contrato”, destacou. Após a conclusão do contrato, a Prefeitura recebe assessoria da instituição para a realização de estudos, editais e projetos de contratação, serviços administrativos, de planejamento, monitoramento e controle de processos que subsidiem a validação de documentos técnicos, bem como técnicos, jurídicos e socioambientais, comunicação e questões financeiras decorrentes do processo de estruturação do projeto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here