Araruama
O domingo foi de diversão e fantasia para adultos e crianças na praça Menino João Hélio, no centro. No local foi montada uma estrutura com cadeiras e telão, de onde eles puderam assistir ao filme “Divertida Mente 2”. O cinema gratuito na praça encantou o público, que ganhou também pipoca e guaraná natural durante a sessão. Uma programação leve e descontraída que uniu várias famílias na praça. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre o governo do Estado e a Prefeitura de Araruama, com o projeto ‘Cine Tela’, da Funarj.
O objetivo é promover a democratização cinematográfica e a formação de plateia por meio de sessões gratuitas de cinema em telões montados em praças e logradouros públicos em diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro.
Arraial do Cabo
A Prefeitura deu início à implementação de um projeto para transformar suas trilhas naturais em um circuito completo, mapeado e sinalizado, com o objetivo de torná-las mais seguras, acessíveis e convidativas para moradores e turistas. Nesta sexta-feira (22), a Secretaria do Ambiente e Saneamento (SEMAS) sediou uma apresentação do projeto, reunindo guias de turismo, ambientalistas e apaixonados pela vida ao ar livre. O encontro destacou o potencial da ação para fomentar o turismo sustentável, gerar emprego e renda, além de fortalecer a conservação das unidades de preservação. O trabalho é realizado pela Prefeitura, por meio da SEMAS, com apoio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Sebrae, por meio do etrilhas.
São Pedro da Aldeia
José Marcelo, morador de São Pedro da Aldeia, de 43 anos, torcedor do Botafogo e apaixonado por pedalar, iniciou no dia 12 de novembro uma viagem rumo a Buenos Aires de bicicleta, para assistir a final da Copa Libertadores. O trajeto começou com 40 horas de viagem de ônibus, entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de lá, ele e mais dois amigos, deram início a cicloviagem. Já no primeiro dia foram cerca de 150 km. Segundo o aldeense, o povo tem sido solícito. Ainda não é possível saber quantos kms serão percorridos, já que os amigos não traçaram um destino certo. O trio tem feito paradas em pontos turísticos de algumas cidades por onde passam. A final acontece no proximo sábado, às 17 horas.
Iguaba Grande
Iguaba Grande inicia a programação especial de natal nesta quinta-feira e se estende até o dia 21 de dezembro. A abertura do Natal acontece a partir das 18h, na Praça Edyla Pinheiro, com DJ. As luzes de Natal serão acesas com uma grande produção. O momento mais esperado da noite acontecerá às 20h com a chegada do Papai Noel e a participação da Turma da Tia Carol. O Papai Noel estará na Casa de Cultura para receber as crianças durante os finais de semana do mês, a partir de 18h. A programação durante o mês inclui, ainda, edições especiais da Feirinha Criatividades da Terra, shows com artistas locais, apresentações teatrais, apresentações de ballet, orquestras, caravana Natal em Movimento da Connect, entre outros.
Búzios
Búzios será palco para a última etapa do XTERRA Brasil 2024. O evento, que acontece de 29 de novembro a 1o de dezembro, promete movimentar o município e atrair atletas, turistas e famílias para a Praça Santos Dumont, no coração da cidade. O XTERRA é reconhecido por ser um dos maiores circuitos esportivos do país. Além da competição, será montado o XTERRA Village, na Praça Santos Dumont, que será o ponto de encontro para atletas e visitantes. Atividades culturais como o Cine PRIO XTERRA e shows ao vivo prometem entreter o público em um ambiente familiar e acolhedor. As inscrições já estão disponíveis no site oficial xterrabrasil.com.br.
Cabo Frio
O Mistério Público Federal quer saber o destino da areia que vem sendo retirada da dragagem do Canal do Itajuru, em Cabo Frio. O Procurador da República Leandro Mitidieri encaminhou ofício a prefeitura e ao INEIA. O Canal de Itajuru vem sendo dragado desde o ano passado e até setembro, 400 mil metros cúbicos de areia e detritos devem ser removidos. O procurador quer saber porque não foi dada prioridade à utilização da areia da dragagem da Laguna para uso em praias do Município de Cabo Frio Mitidieri quer que a prefeitura e INEA informem, detalhadamente, para onde foi destinado o material dragado até agora. Cerca de 70% da obra já está concluída. A obra vai custar aos cofres públicos R$ 22 milhões e material dragado deveria recompor a faixa de areia em 28 pontos da orla nas cidades que banham a lagoa como, Araruama, Arraial, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro.