Período de defeso na Lagoa de Araruama começa nesta quinta

0
192

Começa nesta quinta-feira, dia 1º, o período de defeso na Lagoa de Araruama. Durante três meses fica proibida a pesca na laguna.

A medida tem o objetivo de preservar as espécies, combatendo a pesca predatória e aumentando os estoques pesqueiros. A pesca na lagoa só poderá ser retomada no dia 1º de novembro.

A fiscalização para o cumprimento será feita pela Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o Comitê de Bacia e Consórcio Lagos São João, a fiscalização também contará com guardas ambientais em cinco cidades que são abrangidas pela lagoa.

A laguna está presente nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Quem for flagrado infringindo a norma poderá sofrer penalidades que vão de multa até a perda de equipamento e pescado.

Segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, o defeso é uma paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies. Esse período pode ser definido de acordo com a necessidade de proteção de uma determinada espécie ou de todo um ambiente, como é o caso da Lagoa de Araruama.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here