Nesta segunda-feira (11) foi a vez do tradicional bairro do Itajuru receber o projeto ‘Postura Presente nos Bairros’, que está levando toda a estrutura da coordenadoria de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade até os locais onde residem a maioria dos vendedores ambulantes de Cabo Frio. Nesta terça-feira (12) o projeto estará no bairro Jacaré, na Rua do Pomar, onde permanece até a quarta-feira (13), devido ao grande número de ambulantes residentes no local.
O objetivo é o cadastramento, regularização e orientação dos ambulantes, como preparativo para as novas políticas adotadas pela coordenadoria de Postura. Os processos agora são menos burocráticos. Se os ambulantes estiverem em poder de toda a documentação necessária, podem fazer o seu cadastro na hora, sem precisar se deslocar até a sede do órgão. Aqueles que têm pendências, já deixam dia e hora marcados para comparecer à coordenadoria e terminar o processo de regularização.
No evento de hoje esteve presente Abel Oliveira, presidente do Sindicato do Empreendedorismo Individual, Ambulantes e Camelôs de Cabo Frio, São Pedro, Arraial do Cabo e Região, que afirmou estar surpreso com essa iniciativa da Prefeitura Municipal.
“Eu tive que ver para crer. É o tipo de iniciativa que as pessoas se perguntam ‘porque não pensaram nisso antes?’, e só vem a facilitar a vida dos ambulantes de Cabo Frio”, comemorou.
O coordenador de Posturas, Augusto Salvador, reforçou que a nova política de relacionamento com os ambulantes foi pensada para facilitar e desburocratizar o processo de regularização cadastral.
“Nós trazemos até a copiadora para desonerar e acelerar a entrega dos documentos. Os ambulantes de Cabo Frio devem ficar atentos às datas em que estaremos nos seus bairros para que tudo ocorra de maneira ainda mais simples”, enfatizou.
O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, também esteve presente e afirmou que o projeto é apenas a primeira de uma série de inovações que a Secretaria está planejando para os ambulantes.
“Esse é o primeiro passo. Hoje, conversamos com o presidente do Sindicato que representa a categoria e já avançamos na intenção de disponibilizar um local único, organizado e com segurança, para que os ambulantes possam guardar seus carrinhos e apetrechos de trabalho. A idéia foi muito bem recebida pelo presidente e a definição do local é apenas uma questão de detalhes, agora”, informou.