Projeto social que atende famílias pobres ganha sede em Araruama

O projeto social “Cana Viva, plantando amor, colhendo vidas”, que atende famílias pobres de Araruama e Cabo Frio, ganhou uma sede própria.

O espaço conta com sete salas, que receberão atividades esportivas como judô, jiu-jítsu e muay thai, além de aulas de reforço escolar, informática e música. O local também terá atendimentos médicos em oftalmologia, odontologia e psicologia.

As atividades serão voltadas para famílias em risco social que vivem nas comunidades de Canavieiras e Quilombolas, localizadas no entorno de São Vicente de Paula, no terceiro distrito de Araruama.

Mas, apesar de só agora contar com uma sede, o “Cana Viva” já existe desde 2017. Fundado por Jorge Peixoto, presidente da instituição, o projeto realiza mobilizações para ajudar os moradores das comunidades da Agrisa, em Cabo Frio, e Sobradinho e Sobara, em Araruama.

As comunidades contam com aproximadamente 5.500 moradores, e ficam situadas em área agrícola com predominância canavieira e de baixa assistência pública.

Tendo em vista que problemas relacionados à falta de água, esgoto, energia elétrica, transporte, lazer, educação e saúde são comuns na região, Jorge Peixoto conta que a falta de recursos e de perspectivas das comunidades fizeram com que se movesse em prol destas famílias.

“Tem uma frase que as pessoas falam muito. Que não devemos fazer aos outros o que não queremos que façam conosco. Mas, isso é muito fácil. Penso que o importante é fazermos aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem por nós. Então, resolvi começar”, afirmou.

O projeto “Plantando Amor, colhendo vidas” já reformou e equipou uma casa que não oferecia condições mínimas de habitação para uma família de extrema necessidade, ampliou a horta do Colégio Municipal da Agrisa, doou cestas básicas, kit escolar e kit vestuário para famílias pobres e conseguiu instalar um parque na comunidade.

Na sede de São Vicente, além das aulas de esporte, cultura e lazer, serão oferecidas também oficinas de capacitação em artesanato, corte e costura, culinária e corte de cabelo. Assim, o projeto busca contribuir para a autonomia financeira destas famílias, que na maioria das vezes, não contam com orientações profissionais.

Todas as ações são patrocinadas por doações e ações voluntárias, e contam com o sistema de apadrinhamento de 68 crianças, no valor mensal de R$ 30. O projeto “Cana Viva” fica localizado na Rua Projetada, s/n. Bairro Solar, Araruama.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here