Tamoios, em Cabo Frio, recebe Vila Encantada de Natal nesta sexta

0
168

A Praça de Unamar, em Tamoios, recebe na próxima sexta-feira (13), a terceira edição da Vila Encantada de Natal, evento promovido pelo governo estadual por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em parceria com a Enel e com apoio da Prefeitura de Cabo Frio. As ações acontecem das 9h às 21h com oficinas de enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis, oficinas de canto e coral, espetáculo teatral e cinema.

De acordo com os organizadores, a oficina de canto e coral será ministrada por professoras da Escola de Música da Rocinha, e como ponto alto da atividade, os participantes serão convidados a subir ao palco no início da noite para um breve recital de Natal. 

“Todo o plano pedagógico para construção das atividades da Vila Encantada de Natal, desde o planejamento até a execução, se baseia em quatro pilares: arte e cultura, sustentabilidade, educação ambiental e acessibilidade. Materializamos isso através de conteúdos que contribuam para a realização de um evento inspirador, socialmente justo e ecologicamente correto”, destaca Priscylla Mesquita, diretora geral do evento.

Em 2018, a oficina de enfeites natalinos recolheu meia tonelada de garrafas pet por meio do grupo Reciclação, do Morro dos Prazeres, no Rio, e que ministra as oficinas. Ainda segundo a organização, para participar das oficinas de Natal, que são gratuitas, é preciso chegar cedo para garantir a vaga.

A Vila Encantada de Natal é um evento itinerante que percorre várias cidades do estado e promove diversas atividades com intuito de compartilhar arte, cultura e tecnologia. Além das oficinas, haverá também um globo de neve gigante; a exibição do filme “Olaf – em uma aventura congelante” (curta-metragem da Disney) e a encenação do espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”, com os personagens de Papai Noel (Beto Vandesteen); Árvore de Natal (Paula Frascari); Duende (Luis Fernando Bruno); Estrela (Nady Oliveira); Boneco de Neve (Luiz Borges). 

O espetáculo conta com efeitos especiais que vão surpreender o público e cenário produzido com animações interativas, transformando a carreta palco em um grande acontecimento nas localidades onde se instala. O filme Olaf e o espetáculo teatral Vila Encantada de Natal contarão com tradução em libras e audiodescrição.

“Esse ano levaremos arte e cultura de forma ainda mais acessível. Sabemos da nossa responsabilidade em criar condições para que todos os públicos possam ter acesso à experiência de celebração de uma tradição universal que evoca valores de fraternidade, solidariedade e paz entre os povos, como o Natal. Por isso fazemos questão que o evento ocorra em praças públicas e que toda a sua programação seja gratuita, favorecendo o acesso à todos os grupos e classes sociais”, afirmou Priscylla. 

Sinopse da caravana “Vila Encantada de Natal”
Nesta quinta edição, a caravana itinerante apresenta programação lúdica e afetuosa ao ar livre que resgata a magia dos festejos natalinos com espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que ilumina” e a exibição do filme em curta-metragem “Olaf – uma aventura congelante” (Disney), ambos com tradução em libras e audiodescrição e um Globo de Neve Gigante, uma réplica dos globos de cristal com neve para que pais e filhos possam interagir e fazer fotografias. Também promove Oficinas de Arte junto à população, canto e coral, enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis produzidos com material reciclável.

Sinopse do espetáculo “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”
Papai Noel decide cancelar o Natal, pois as crianças já não acreditam mais no espírito natalino. Inconformados, os símbolos do Natal Duende, Estrela, Árvore e Boneco de Neve vão bolar um plano para trazer de volta a magia natalina e fazer deste Natal o mais especial de todos os tempos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here