Araruama não deixa nada por debaixo do tapete e a prefeita Livia de Chiquinho optou mais uma vez pela transparência para mostrar a realidade dos números da COVID-19 no município.
Uma testagem em massa para detectar casos da doença está sendo realizada nos cinco distritos em 18 unidades de saúde; e os resultados são impactantes.
Na terça-feira, 18, por exemplo, das 736 pessoas que fizeram o teste, em 320 o resultado foi positivo para COVID-19.
Já nesta quarta-feira, 1309 pessoas fizeram o teste; e em 539 o resultado foi positivo para a doença.
Diferente de outros municípios, Araruama faz questão de mostrar os números e manter a população atualizada com todas as informações de maneira transparente.
E se por um lado a cidade confirma tantos casos da doença; por outro, Araruama tem comprovado a eficácia da vacina. No município 98,7% da população de 12 anos para cima está vacinada com a primeira e a segunda dose.
E isso tem refletido no número de internações. Atualmente o Hospital de Campanha COVID-19 conta com apenas um paciente internado.
O que comprova que a vacina não evita que as pessoas não se contaminem; mas impacta na redução drástica do número de internações; além disso, a maioria apresenta apenas sintomas leves.
E é assim, aliando a transparência nas informações com o trabalho respaldado pela ciência, que o município de Araruama segue na luta contra o Coronavírus.
E será implacável na fiscalização do uso da máscara de proteção, que é obrigatório no município. Os comércios que descumprirem a exigência e permitirem funcionários e clientes sem máscaras de proteção em seus estabelecimentos, serão multados e poderão perder o alvará de funcionamento.