Pular para o conteúdo

Inea fecha fábrica clandestina de gelo em Búzios após denúncia

IMG_5231

Uma fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fechou uma fábrica clandestina de gelo em Armação dos Búzios, nesta terça-feira (25). Mais de quatro toneladas do produto foram apreendidas. O estabelecimento não possuía licença ambiental e utilizava água sem potabilidade para a produção.

A operação foi realizada pela Superintendência Regional Lagos São João, em parceria com a concessionária Prolagos e apoio do 25º Batalhão da Polícia Militar, após denúncia recebida pelo órgão ambiental. 

Durante a inspeção, os agentes encontraram um caminhão-pipa abastecendo a cisterna da fábrica, localizada na Rua da Flecheira, no bairro Praia Rasa. Testes feitos pelos técnicos confirmaram que a água não era própria para consumo.

Além da falta de licença ambiental, o Inea constatou que a empresa fazia captação irregular de água, sem a outorga obrigatória para uso. 

O caminhão-pipa foi apreendido e tanto o responsável pela fábrica quanto o dono do veículo foram autuados. As multas podem chegar a R$ 1 milhão para cada infrator, conforme a Lei Estadual nº 3.467/2000. 

Segundo o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, as fiscalizações estão sendo intensificadas para proteger os recursos hídricos da região.

Veja também

IMG_3571

O SOMBRA: Tudo sobre a política na Região dos Lagos nesta quarta-feira, dia 26

IMG_5232

Procon Cabo Frio abre novo processo contra Enel por constantes quedas no fornecimento de energia

IMG_5230

Idoso de 83 anos morre ao ser atropelado enquanto atravessava rodovia de Araruama com o cachorro

IMG_5214

FIPAC reforça regras de uso da Marina dos Pescadores de Arraial do Cabo